03/02/2017....Rodeio Crioulo de Horizontina reúne quase 100 trios de laçadores

04/02 18:24:46 - Cultura
03/02/2017....Rodeio Crioulo de Horizontina reúne quase 100 trios de laçadores

Fotos: Paulo R Staziaki- Jornal FC/Rádio Olinda FM 101.3

         O 27º Rodeio Crioulo e o 8º Rodeio Artístico de Horizontina foram abertos em solenidade oficial na tarde deste sábado (4) junto ao Parque de Rodeios Albino Manjabosco em Ponte Pratos, com a presença de autoridades municipais e do meio tradicionalista.

         No evento que encerra no final da tarde deste domingo (5) participam em torno de 100 trios de laçadores na parte campeira, representando CTGs e Piquetes Tradicionalistas da 20ª Região e regiões tradicionalistas vizinhas. Do Rodeio Artístico participa invernadas culturais, intérpretes, trovadores e músicos ligados ao movimento tradicionalista.

         A noite de sábado como de costume é reservada para o show a partir das 22h. Neste ano a novidade é a realização de um show baile com Mano Lima e Grupo, realizado fora do ambiente do parque, na sede da Comunidade São João Batista de Esquina Tucunduva, que fica três quilômetros distantes do parque, mas que reúne toda a infraestrutura para um show fandangueiro.

         Na abertura ocorreu pronunciamento da patronagem do Piquete promotor João de Moura, do patrão do CTG Carreteiros de Horizonte Felipe Johann e do Prefeito Municipal Antônio Lajús.

Os tradicionalistas enalteceram o esforço extra de realizar neste ano o evento sem aporte de recursos públicos e mesmo assim manter o ingresso livre aos visitantes. Uma mudança na legislação aliada a mudança nas gestões municipais não ofereceu tempo hábil para que o projeto de liberação de recursos ficasse pronto a tempo.

Mesmo assim, disse o prefeito Lajús, o município está presente com sua estrutura de máquinas no preparo do parque, com técnicos da área de saneamento da secretaria da agricultura que auxiliam no trabalho de garantir o abastecimento de água e a Secretaria de Saúde com ambulância e equipe de enfermagem.

O prefeito valorizou o estágio atual da cultura gaúcha no município, defendeu mais recursos para a área da cultura em geral e arrancou aplausos de uns e olhar surpreso de outros, quando disse que o rebenque do gaúcho precisa ser usado para corrigir os políticos corruptos e os delinquentes, que ante estudar ou participar dos movimentos culturais, preferem o caminho da criminalidade. Lajús também revelou que sua posição havia de anos é pela separação do Sul, e a criação de uma nação independente.

Os Secretários municipais de Governo, Ivete da Silva (Educação), Olmiro dos Santos (Desenv. Rural) e o vice-prefeito Jones Cunha prestigiaram a solenidade de abertura. A nova composição da Câmara de Vereadores também esteve bem representada. Quatro vereadores marcaram presença: Diogo Weiss, vereador presidente e Ana Denise Strapassom (Secretária da Mesa Diretora), Rafael Godoy e Valmor Alfredo Dreher.

GIRO AMBIENTAL