07/02/16...Horizontina trabalha para reduzir índice de infestação do Aedes Aegypti

07/02/2016 23:23:49 - Saúde
07/02/16...Horizontina trabalha para reduzir índice de infestação do Aedes Aegypti

Secretária Municipal da Saúde Elisandra Franco dos Santos

O alto índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti em Horizontina tem  deixado o Governo Municipal em alerta. Enquanto a Organização Mundial de Saúde  recomenda que 1% é o índice tolerável, o município registra a marca de 9,8%.

“O que temos percebido é que 90% dos focos estão concentrados nas  residências da comunidade, em pequenos depósitos de água. No pátio da  população, encontramos tampinhas plásticas, garrafas, potes e copinhos, que       acabam sendo criadouros do mosquito”, explica a secretária municipal de Saúde,Elisandra dos Santos.

A preocupação em evitar a infestação, e a transmissão da Dengue e do Zika Vírus, tem levado a Secretaria a adotar medidas estratégicas e  emergenciais. Ainda no mês de janeiro, foi realizada uma reunião na cidade, com a presença da equipe de Vigilância Ambiental da 14ª Coordenadoria Regional de  Saúde, médicos e agentes comunitários de saúde.

Ações de combate também foram debatidas em janeiro, em Ijuí, em uma  reunião com o secretário estadual de Saúde, JoãoGabbardo dos Reis, e o vice-governador, José Paulo Dornelles Cairoli.

“Agora apostamos em mutirões para conscientizar a população. No final do mês, nos reunimos com o Grupo Calebe e realizamos uma atividade na Vila Bela União. Esse grupo é composto por jovens da Igreja  Adventista, que realizam ações sociais em todo o território nacional”, destaca a secretária.

Em fevereiro, os mutirões também terão prioridade. Os agentes de saúde  trabalharão nos bairros do município, passando de casa em casa, até que haja  100% de cobertura. A ideia, segundo Elisandra, é orientar a comunidade sobre os riscos, e não realizar a retirada do lixo. “Nosso material informativo já está pronto e será repassado à população. A partir desta semana um carro de som estará passando pelas ruas repercutindo o jingle da campanha”, lembra a secretária. O mutirão prevê a visita em 9 mil imóveis.

Rádio Olinda FM 

Colabora: Comunicação Governo Municipal

LS NOROESTE BAZAR E PAPELARIA