07/02/16- TRÊS DE MAIO: Secretaria de Saúde realiza ações contra o mosquito aedes aegypti

07/02/2016 23:30:43 - Saúde
07/02/16- TRÊS DE MAIO: Secretaria de Saúde realiza ações contra o mosquito aedes aegypti

Envolvimento da comunidade é indispensável para evitar a doença.

Conforme o Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) realizado em janeiro no Município, Três de Maio tem um percentual de 8,8 de infestação do mosquito, quando o limite estabelecido pelo Ministério da Saúde é de no máximo 1%.

Devido ao alto índice de infestação a Secretaria de Saúde reuniu-se no dia 01 de fevereiro com os integrantes do comitê Inter Gestor de Combate ao Mosquito Aedes aegypti para discutir e planejar a intensificação das ações para o combate e prevenção do mosquito. Ontem, dia 4 foram colocadas placas no centro e bairros do município com frases educativas e informativas com a intenção de alertar e orientar a população no combate aos focos do mosquito para a prevenção de uma epidemia.

Nesta sexta-feira, dia 05, em parceria com o grupo de Escoteiros Flor de Maio, a Secretaria realizará um pedágio educativo com entrega de sacolas de lixo para veículos, incentivando as pessoas a não jogar o lixo no chão, pois qualquer objeto que acumule água pode se tornar um foco de reprodução do mosquito.

No dia 11, será realizada uma reunião com professores e diretores das Escolas Municipais para orientar sobre trabalhos que serão desenvolvidos em sala de aula, abordando cuidados e eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

No sábado, dia 13, será feito um mutirão no município, com vistorias, orientações e recolhimento de lixos e entulhos acumulados com o objetivo de eliminar focos e prevenir o mosquito.

A secretária de Saúde, Jacira Taborda, pede que durante todas as ações contra o mosquito, e especialmente durante o dia 13, que a comunidade se mobilize junto dos os colaboradores da Secretaria de Saúde e soldados do Exército para obter melhores resultados. “Necessitamos da colaboração de todos para que possamos evitar uma epidemia no município”, ressalta.

Jacira pede ainda para que a população elimine de seus pátios recipientes que possam acumular água e servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti. “Dentre os principais cuidados, os munícipes devem colocar areia no prato das plantas ou trocar a água uma vez por semana, furar pneus velhos, deixar vasos e baldes de boca para baixo, limpar diariamente as cubas de bebedouros de água mineral e de água comum, secar áreas que acumulem águas da chuva, tampar as caixas d’água, baldes e tonéis, cobrir piscinas inutilizadas e tratar a água das que estão sendo utilizadas”, destaca.

(Imagem e fonte: Caroline Costa- Imprensa Três de Maio)

 

GIRO AMBIENTAL