08/05/17...Mulher vítima de acidente na BR 472 tem 5 órgãos doados

08/05 16:03:27 - Geral
08/05/17...Mulher vítima de acidente na BR 472 tem 5 órgãos doados

Três equipes médicas vieram de Porto Alegre realizar a captação dos órgãos.

A semana começou com a doação de 5 órgãos no Hospital Vida & Saúde. Às 9h, três equipes médicas, de Porto Alegre, chegaram em Santa Rosa, para realizar a captação. Foram doados coração, 2 rins e 2 pulmões de Adriana Martins Martini, de 36 anos, vítima de acidente, no dia 03 de maio, próximo a Ponte do Rio Santa Rosa, na BR 472, divisa com Três de Maio.

         Adriana residente em Santa Rosa sofreu um acidente (saída de pista) com seu Ford Fiesta e acabou batendo contra uma árvore nas margens da rodovia. Ela teve traumatismo craniano grave e foi internada na UTI da Instituição às 19h 18min, da última quarta-feira(03). A morte cerebral foi detectada na tarde do último domingo(07).

A equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos- CIHDOT, do Vida & Saúde, realizou todos os procedimentos padrões e abordou a família que aceitou doar os órgãos. Segundo os familiares, Adriana era uma pessoa que sempre buscava fazer o bem, e manifestou que gostaria de ser doadora. Por isso, eles seguiram a vontade dela e aceitaram a captação.

Segundo Dr. Juliano Martini, profissional da Santa Casa que acompanhou a captação, é importante que as pessoas falem sobre esse assunto, “Nessa hora tão difícil, se as pessoas expressam o desejo em vida, a decisão se torna menos dolorosa para a família. Hoje, no estado, temos uma negativa de 40% dos familiares”. A captação encerrou ao meio dia desta segunda-feira, 08.

Nos últimos 10 anos, esta foi a segunda vez que um coração foi doado no Hospital Vida & Saúde. Como esta captação é mais rara e o órgão não pode esperar tanto tempo para a cirurgia, as duas primeiras equipes que captaram o coração e os pulmões, seguiram separadamente, para Porto Alegre, onde será realizada a doação. Na sequência, a equipe com os rins seguiu em outro avião para a capital.

Fonte e Foto: Hospital Vida&Saúde de Santa Rosa- Assessoria de Imprensa

GIRO AMBIENTAL