16/12/16 Alunos da Escola Farroupilha conquistam posição destacada em Torneio de Robótica

16/12/2016 09:36:50 - Tecnologia
16/12/16 Alunos da Escola Farroupilha conquistam posição destacada em Torneio de Robótica

Alunos acompanhados do Diretor Paulo Lopes na Olinda FM

A equipe Future Diamonds da Escola Estadual de Ensino Fundamental Farroupilha, participou nos dias 9 e 10 de dezembro no Torneio First® Lego® League realizado na cidade de Sapucaia do Sul-RS.

Os alunos participaram da etapa seletiva onde se classificaram em 2º lugar para a final estadual do torneio, sendo que na final obtiveram a 7ª colocação geral do RS.

A Escola E. E. F. Farroupilha iniciou sua participação no Torneio de Robótica da First Lego League, no ano de 2016, através de um convite da Fundação John Deere, desde então a escola montou um time inicialmente de 10 alunos, que se voluntariaram para participar do projeto.

A equipe adotou o nome de Future Diamonds e é composta pelo Técnico Alessandro La Rocca Silveira, por oito alunos: Bruna Pedry Bade, Camilly Dreissig Stoll, Katiele Cristina Pozser, Lauria Marine Richter, Erick de Souza Treptow, Ryan dos Reis Marques, Eduardo Radieske e Willian Gabriel Dassow. Também fazem parte da Equipe os mentores e professores colaboradores Daniel Theobald, Giovanna Botero, Darlis Dreissig, Angelo Giotto, Diego Schulz, Karine Schneider, Adauto Marques, Solange Mattjie, Cristiane Balestra e Paulo Cesar Lopes, entre outras pessoas que também contribuíram para o sucesso desta equipe.

SAIBA MAIS

O que é a FIRST® LEGO® League?

Parceria entre a empresa FIRST e o Grupo LEGO Education, UM Programa internacional criado em 1998, presente em mais de 80 países e mais de 300 mil crianças/adolescentes participantes.

Os Objetivos: INSPIRAR participação na ciência e tecnologia; ENVOLVIMENTO na aprendizagem lúdica/significativa; PROPORCIONAR uma experiência divertida, criativa e de “mão na massa”; DESAFIAR a resolução de problemas do mundo real e  a utilização da robótica (planejar, projetar, construir, programar e testar) com LEGO Mindstorms©; ENSINAR a superação de obstáculos; CONSTRUIR a autoestima, confiança, conhecimento e habilidades.

OPERAÇÃO DO PROGRAMA NO BRASIL

Papel do SESI

O Departamento Nacional do SESI é o Parceiro Operacional para torneios FLL no Brasil; desde 2013 e com vigência até 2019. A proposta é despertar nas crianças e jovens o interesse por ciências e matemática e contribuir para formar futuros cientistas e engenheiros. Faltam 140.000 engenheiros no Brasil, segundo pesquisa da CNI. O país ocupa a 132ª posição em qualidade em Matemática e Ciências

CORE VALUES (Valores Fundamentais)

Os Core Values (valores fundamentais) da FLL são as bases do programa da FLL. Eles estão entre os elementos fundamentais que distinguem a FLL de outros programas.

Abraçando os Core Values, os participantes aprendem que a competição amigável e o ganho mútuo não são metas separadas, e que ajudar uns aos outros é a base do trabalho em equipe. Nesta semana os alunos medalhistas acompanhados do Diretor Paulo Lopes estiveram na Rádio Olinda FM onde falaram sobre o torneio e as novas descobertas com a robótica.

LS NOROESTE BAZAR E PAPELARIA