19/01/2016...Farmácia Básica Municipal é inaugurada em Horizontina

19/01/2016 21:27:06 - Saúde

Novas instalações da Farmácia Básica foi apresentada para autoridades

 

         Um grande avanço na humanização, qualificação da atenção à saúde, cumprimento da legislação no que tange aos aspectos técnicos, e acima de tudo, o fortalecimento da saúde como política pública com critérios de acesso e transparência das ações. Isso resume o espaço ampliado para instalar a Farmácia Básica Municipal, que o Governo Municipal de Horizontina através da Secretaria Municipal de Saúde entregou aos munícipes horizontinenses na manhã desta terça-feira (19). Autoridades e lideranças da comunidade participaram da solenidade. 

         A criação desse novo ambiente melhora a acessibilidade dos munícipes. A farmácia é acessada pelos usuários da rede de postos de saúde (ESFs) ou após o atendimento pela rede SUS e que tiverem os fármacos prescritos pelos médicos.

         O investimento do município na criação do novo espaço, em prédio locado na Rua Arnoldo Schneider foi de mais de R$ 70 mil. Valeu a pena, diz a secretária substituta da saúde Gislaine Mella, endossada pela farmacêutica Luciana Hupes. “As atendentes tem seus espaços em guichês, e até três pacientes podem ser atendidos simultaneamente para a retirada e conferência das receitas”, diz Gislaine.

A Assistência Farmacêutica, que possui além de Luciana Hupes a Farmacêutica Anelise Mantovani, ganhou salas individuais e independentes, agilizando a tramitação burocrática para o fornecimento das fórmulas prescritas e que por força de lei não estão à pronta entrega na farmácia, como os medicamento fornecidos pelo Estado e União, que não fazem parte da lista de em torno mais de 200 itens que o município possui, ou que constem no RENAME- Relação Nacional de Medicamentos Essenciais.

Outras melhorias foram no espaço para descarga e também no armazenamento dos produtos em salas totalmente climatizadas, garantindo a conservação das fórmulas e seu efeito nos pacientes. Até então as servidoras do setor de farmácia precisavam descer escadas carregando manualmente as caixas com até 15 quilos de medicamentos de um andar ao outro no prédio onde ela estava localizada.

Prefeito diz que melhorias na saúde irão continuar

O prefeito Nildo Hickmann, anunciou que as melhorias estruturais na área do atendimento à saúde não param por aqui. O município que possui cinco unidades e equipes de Estratégia Saúde da Família, avançou nesta gestão na solução de um problema corriqueiro que prejudicava o atendimento. Contratou um sexto médico, e desta forma existe a cobertura de férias e até mesmo atestados dos profissionais, pois o médico também adoece, necessita viajar e tem seus problemas familiares que por vezes o obrigam a uma folga forçada, e desta forma não penaliza o atendimento.

O prefeito anunciou ainda a mudança da sede da Secretaria de Saúde para o antigo Supermercado Souza na Rua Regina Viana próximo ao CTG. A construção do ESF Rural em sede própria na Rua São Cristóvão fundos da nova Câmara de Vereadores e a implantação no primeiro semestre do ano da Unidade Estratégia Saúde da Família do Bairro São Francisco.

Números

Nos primeiros 15 dias de 2016 a Farmácia Básica do Município dispensou por receituário médico mais de 277 mil unidades de medicamentos, um recurso de R$ 31 mil. Foram 1.200 atendimentos na Rede de Postos da Atenção Básica e a Secretaria encaminhou ainda 285 pacientes para o atendimento especializado fora da Atenção Básica.

REDAÇÃO: PAULO R STAZIAKI- DRT/RS- 7486

RÁDIO OLINDA FM- JORNAL FOLHA CIDADE E PORTAL FC

LS NOROESTE BAZAR E PAPELARIA