19/12.....Produção de Uva Orgânica atrai produtores a Dia de Campo em Horizontina

18/12/2016 22:54:16 - Agricultura

Fotos: Deisi Froelich- EMATER REGIONAL

Produtores vindos de Cerro Largo, Tuparendi, Porto Mauá, Santa Rosa, Boa Vista do Buricá, Alegria, Nova Candelária e do município anfitrião, Horizontina, tiveram a oportunidade de trocar experiências e discutir formas de produção e manejo de Uva Orgânica, em Dia de Campo promovido em Horizontina.

Os participantes foram recepcionados na propriedade de Luciano Hickmann, coordenador do grupo de produtores orgânicos Organovida, na localidade de Lajeado Guilherme. Na oportunidade da abertura do evento, recebeu destaque a comemoração dos 50 anos da Emater/RS-Ascar em Horizontina, cujo escritório municipal foi inaugurado em 22 de dezembro de 1966.

Ao longo deste período destacaram-se ações como a Operação Tatú, que teve a recuperação dos solos como alavanca de desenvolvimento rural, aumentando significativamente a produtividade das culturas desenvolvidas, e avanços na divulgação de tecnologias ao longo dos anos em relação ao uso e manejo do solo e da água.

Outras ações também marcaram época como as atividades com os Clubes 4S (Saber, Sentir, Saúde e Servir), com os Clubes do Lar, o Plano Estadual de Extensão Rural “Projetão” com a interiorização de técnicos, trabalhos em microbacias, plantio direto na palha, estímulo ao associativismo e cooperativismo, assistência à bovinocultura de leite, a agroindústrias e à olericultura, buscando contribuir para o desenvolvimento das comunidades rurais e do município como um todo.

Na sequência, a família Hickmann reiterou a importância da produção para autoconsumo, sendo que além da uva, mantém uma diversidade de alimentos para seu próprio consumo. No levantamento apresentado foi possível observar que a família economiza em média R$ 1.500 por ano com a produção própria de alimentos.

Em relação ao assunto central do evento, a produção de Uva Orgânica, os participantes puderam acompanhar estações sobre manejo ecológico do solo, conduzida pela engenheira agrônoma da Emater/RS-Ascar Cecília Bernardi, certificação orgânica participativa, com explanações do engenheiro agrônomo coordenador do núcleo missões da rede ecovida, André Rocha de Camargo, manejo ecológico de insetos e tratamentos fitossanitários em uva orgânica, temática abordada pelo assistente técnico estadual da Emater/RS-Ascar, na área de fruticultura, Antônio Conte. Durante o evento foi destacado também o suporte do financiamento no Pronaf Agroecologia, sendo que a família está adquirindo cobertura anti-pássaro para o parreiral.

Entre as lideranças presentes no evento, estiveram também o assistente técnico regional, na área de produção vegetal, Gilmar Vione, a supervisora microrregional Ancila Altmann, o prefeito Nildo Hickman, o gerente da Cresol de Humaitá Silvano André Klassen, o gerente do Banco do Brasil Moisés Arial de Souza e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Elcio Mohr.

O evento foi resultado de uma ação conjunta da Emater/RS-Ascar – com envolvimento direto da equipe municipal de Horizontina - Prefeitura de Horizontina, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Horizontina e Doutor Maurício Cardoso, Cresol, Arede, Rede Ecovida de Agroecologia e Cooperagro Familiar.

GIRO AMBIENTAL