24/05....3ª Copa de Karatê Interestilos movimentou Horizontina neste domingo

24/05/2015 16:42:09 - Esportes
24/05....3ª Copa de Karatê Interestilos movimentou Horizontina neste domingo

Foto: Paulo R Staziaki- Jornal Folha Cidade

Uma modalidade que vai além do simples esporte, pois trabalha valores como o respeito, a disciplina e o trabalho em grupo. Assim podem ser resumidos os motivos para o município de Horizontina sediar a 3ª Copa de Karatê Interestilos realizada junto ao Centro de Eventos da Escola Municipal Cristo Rei.

         O evento tem caráter classificatório para a Copa Estadual a ser realizada em Santa Maria. Os trabalhos estão sendo conduzidos pela Federação de Karatê Interestilos do RS, sob a organização da Secretaria Municipal de Educação através da Escola Municipal São José Operário, Academia Dragões do Oriente de Santa Rosa e Confederação Brasileira de Karatê Interestilos.

         Delegações de seis cidades da região e um total de oito diferentes escolas estão representadas. Além das escolas Bela União e São José Operário de Horizontina, estão presentes equipes do CRAS de Tuparendi, Porto Mauá e Doutor Mauricio Cardoso. Duas delegações estão representando a região Central do Estado, Santa Maria e Santana do Livramento, além da Escola de Lutas Dragões do Oriente de Santa Rosa, que mantém convênios com as prefeituras locais para as oficinas de Karatê e é a única organização filiada à Federação no Noroeste do Estado.

         Tanto o presidente da Associação de Artes Marciais de Grande Santa Rosa, Gévio Kohler, quanto o Presidente da Federação Gaúcha de Karatê, Everton de Cristo Leite, valorizaram a iniciativa do município em manter oficinas de contraturno escolar e garantir infraestrutura para sediar a classificatória regional.

         Eles destacam que o Karatê Interestilos, melhora a sociabilidade dos alunos em sala de aula, o rendimento escolar, a disciplina com os professores e na própria família. “Talvez a grande maioria desses jovens de 8, 10, 12 anos não prossiga no Karatê, mas os fundamentos recebidos dele serão sentidos por toda a sociedade, pois formaremos melhores cidadãos, tirando jovens do caminho das drogas, fazendo-os entender que precisam respeitar o professor, os colegas, as regras, os pais e as leis”, finalizou Gévio Kohler. O evento encerrou no meio da tarde deste domingo (24). 

GIRO AMBIENTAL