25/04/17...Frente Parlamentar mobiliza lideranças em defesa da Corsan

25/04 16:38:30 - Politica
25/04/17...Frente Parlamentar mobiliza lideranças em defesa da Corsan

Foto: João Silvestre

A Frente Parlamentar em Defesa da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) foi instalada nesta terça-feira na Assembleia Legislativa, em solenidade na Sala da Presidência, onde estiveram presentes diretores e superintendentes da empresa, além de líderes sindicais e parlamentares. A iniciativa da mobilização em defesa da estatal gaúcha é do deputado estadual Eduardo Loureiro (PDT).

No momento em que se discutem privatizações em áreas essenciais para o desenvolvimento do Estado, o deputado Loureiro citou a importância do aspecto social da Corsan enquanto empresa pública, lembrando que somente no ano passado a companhia registrou lucro líquido de R$ 207 milhões. “Trata-se de uma empresa eficiente, com mais de 50 anos de serviços prestados e com índices de aprovação que chega a 80% por parte da população atendida”, destacou.

Loureiro também lembrou da presença da Corsan em mais de 300 municípios, muitos de pequeno porte, que teriam dificuldades em alcançar o pleno abastecimento de água para toda a população, caso não existisse o sistema cruzado da companhia, ou seja, o excedente financeiro de algumas cidades de maior porte ajuda a fomentar ações nas localidades menores. “Nos últimos quatros anos, a Corsan fez investimentos na ordem de R$ 1 bilhão em esgotamento sanitário e abastecimento de água, levando saúde e qualidade de vida para milhares de gaúchos”, acrescentou o deputado.

O ato de instalação da Frente Parlamentar em Defesa da Corsan foi realizado pelo presidente da Assembleia, deputado Edegar Pretto, que na oportunidade enfatizou a importância da mobilização política para garantir que a companhia continue nas mãos do Estado, como indutora do desenvolvimento.

Também estiveram presentes na instalação os deputados Adão Villaverde, Tarcísio Zimmermann e Pedro Ruas; o diretor-técnico da Corsan, Antonio Gomes; o presidente da Associação dos Técnicos-Científicos da estatal, Rogério Santiago; o presidente do Senge, engenheiro Alexandre Wolmann; a presidente do Cpers/Sindicato, Elenir Schuller; Vagner Pinto, do Sindicatos dos Mineiros; e a presidente do Senergisul, Ana Maria Spadar.

 

Fonte: João Silvestre

Assessoria de Imprensa - Reg. MTb 9320

GIRO AMBIENTAL