26/02/16....HORIZONTINA: Seminário do leite apresenta alternativa de renda com bezerro macho

26/02/2016 17:16:24 - Agricultura
26/02/16....HORIZONTINA: Seminário do leite apresenta alternativa de renda com bezerro macho

Agrônomo José Carlos da Agrobella

O médico veterinário José Carlos Scolaro da empresa Agrobella alimentação animal, com sede em Frederico Wesphalem e unidade industrial também em Caibi-SC, trouxe ao 1º Seminário do Leite da Expo Horizontina palestra sobre a possibilidade de lucros com a terminação de terneiros.
    Não raro, o bezerro de raça holandesa macho sofre preconceito sendo doado ou simplesmente sacrificado na propriedade produtora de leite, onde se priorizam as novilhas e o terneiro macho é visto como fator de prejuízo.
    A Agrobella desenvolveu uma ração especial que garante a terminação do bezerro em 10 meses em sistema de confinamento xcom peso de 180 quilos de carcaça. Nos primeiros três meses o terneiro macho pode ser alimentado com a mesma alimentação dada as novilhas e depois entra com o complemento especial.
    “O produtor tem que estar atento, pois ele entrega ao doar o bezerrinho ao vizinho do sítio de presente, 25 quilos de carne, ou seja, um presentinho de R$ 300,00”. 
As informações sobre esse produto e as técnicas de criação do bezerro macho estão com o representante Agrobella no município a Agropecuária Klein, pelo telefone 3535-7010.
Outra palestra do Seminário do Leite foi com a CCGL, com o Agrônomo Jair da Silva Mello sobre as Tendências da Cadeia do Leite. A promoção foi da Secretaria de Desenvolvimento Rural. 
A Expo Horizontina é promovida pelo Município de Horizontina, MAPIC, ACIAP, Jeep Clube Horizontina e Câmara de Vereadores.

RÁDIO OLINDA FM- IMAGEM JORNAL FOLHA CIDADE

LS NOROESTE BAZAR E PAPELARIA