A árdua e gratificante tarefa de ensinar

16/10/2015 09:03:59 - Educação

Créditos: Ramone Pacheco - Assessora de Comunicação

Norma Lúcia Steffens Maier integra os 157 professores da rede municipal de ensino de Três de Maio, que na quinta-feira, dia 15, comemoram o Dia do Professor. Para Norma, que, há 35 anos atua lecionando para as séries iniciais, ser professor é ser exemplo. “Ser professor é ensinar, é aprender, é valorizar cada ação do aluno, sabendo sempre respeitar as diferenças”, destaca.

A professora enfatiza que, além da desvalorização do professor, os avanços tecnológicos trouxeram novos desafios para o magistério. “Se antigamente já era difícil prender a atenção dos alunos, hoje, com o advento da tecnologia, a dificuldade tornou-se ainda maior, pois temos que competir com todos os meios de comunicação”, destaca.

Já, para a professora Eunice Fruehling dos Santos Menegat, que, há dois meses leciona a disciplina de Ciências na rede municipal, um grande agravante na área do saber é a falta de educação dos alunos. “Não cabe à escola educar as crianças, esse é o papel dos pais. Aos professores cabe o papel de ensinar. Essas lacunas deixadas pela família fazem com que os alunos dificultem o trabalho do professor, pois é a família que deve repassar valores morais aos seus filhos”, salienta.

Eunice destaca que, apesar das adversidades, gosta de seu ofício, pois, ser professor é acreditar que se pode mudar o mundo através da educação. “Em nossa profissão damos o nosso melhor todos os dias, acreditando que podemos fazer a diferença para mudar e melhorar a vida dos alunos”, enfatiza.

A professora salienta que a maior gratificação no exercício de sua profissão é poder ver o aluno aprendendo, crescendo, desenvolvendo habilidades e evoluindo durante o processo de aprendizagem. “É muito gratificante saber que, como professores, podemos fazer a diferença na vida e no futuro de nossos alunos”, assevera.

Já para Norma, o melhor reconhecimento que existe na profissão é poder ver o brilho no olhar do educando, quando assimila o conhecimento. “Quando ensinamos com afeto e dedicação, recebemos carinho de volta, e isso, é uma recompensa que tem alto valor”, assevera.

O Executivo Municipal parabeniza os professores três-maienses pelo seu dia, pois são os mestres do saber que levam conhecimento às pessoas e tornam possíveis os sonhos do mundo.

GIRO AMBIENTAL