A COBRA DE PORTO MAUÁ-Quem viu jura que é verdade

27/02/2014 22:33:29 - Geral
A COBRA  DE PORTO MAUÁ-Quem viu jura que é verdade

A imagem é meramente ilustrativa

         E a provável aparição de uma cobra de grande porte nas águas do Rio Uruguai em Porto Mauá e na costa do Rio Santo Cristo, seu afluente, tem dominado as rodas de conversa do pequeno município nesta semana e como não poderia ser diferente,  o animal dá o que falar em toda a região.

         Foi o jornalista Vilson Winckler que diante dos relatos consistentes de quem deu “de cara” com o réptil, resolveu tornar público o que até então muitos consideravam “causo de pescador”.

         Os relatos de moradores de várias localidades, todos com nome e sobrenome e que admitem que “correram dela” são verbais. Ninguém, mesmo diante da atual tecnologia de câmeras em celulares ou da facilidade de se ter uma máquina fotográfica digital,  pararam perto da cobra para tentar dela uma só pose que fosse. Eu também não pararia. Você leitor teria coragem?      

Mas voltemos à cobra: Na localidade de Três Bocas e Barra do Santo Cristo, (o Santo Cristo desemboca no Uruguai), Alcir Pires de Aguiar, diz que fazem 5 meses que se viu de frente com o réptil, que era enorme, cor escura em cima da cabeça e amarelada nos lados. Ele estava dentro do rio Uruguai e de repente a cobra vinha em sua direção e já estava a pouco mais de três metros, pensou primeiro tratar-se de uma capivara ou lontra, mas quando o bicho se aproximou viu que era uma cobra.Aguiar diz que foi recuando até o barranco, sem tirar os olhos da cobra. –“ Fiquei olhando fixamente para ela, fui me agachando para pegar uma pedra do barranco, mas a pedra me escorregou da mão e rolou barranco abaixo, a cobra se assustou e despareceu. Atirei outras pedras ali onde ela mergulhou, admite o pescador.

No último sábado(21),  Dejair Dallalba e Cesar Alexandrete estavam em um barco pequeno no rio Uruguai, quando de repente veio em direção a eles uma enorme cobra, de cabeça erguida fora da água. Assustados os homens retornaram imediatamente a costa e depois não a viram mais.

Outro relato é do pescador profissional Marcelino de Oliveira. Ele conta que estava com seu barco e material de pesca no Porto dos Pisoni, quando de repente uma cobra enorme veio em sua direção. Calcula que ela tivesse uns quatro metros de comprimento. “Vinha reta em minha direção, mas parece que percebeu que eu observava ela, pois em seguida mergulhou e desapareceu.

No Rio Santo Cristo afluente do Rio Uruguai, também já foi avistado uma cobra enorme, com mais de 4 metros de extensão, por diversas pessoas. Confirmam ser verídica a aparição os agricultores Carlos Perin e Marcelo Hahn. O rio passa na propriedade de Marcelo, distante em torno de 500 metros da Sociedade de São Jorge do Mauá.

O relato contundente de diversas pessoas e dando praticamente as mesmas descrições, levam as autoridades a suspeitar tratar-se de uma cobra sucuri. Esta espécie, pelo seu tamanho avantajado se enrola nas suas presas, imobilizando-as quebrando seus ossos e depois as engole por inteiro. Quem frequenta os rios da região deve tomar cuidado. Há relatos que havia poucos anos, pequenas cobras da espécie sucuri teriam sido encontradas e algumas até mortas por pescadores próximos a estes locais. 

LS NOROESTE BAZAR E PAPELARIA