Acadêmicos de Tecnologia em Laticínios avaliam qualidade do leite

11/12/2015 14:44:59 - Geral

Créditos: Assessoria de Comunicação

Os acadêmicos do 2º semestre do curso de Tecnologia em Laticínios da SETREM realizaram aulas práticas avaliando a qualidade físico-química do leite no Laboratório de biologia, química, física e na Agroindústria da SETREM. Nas aulas realizadas nas últimas semanas, a turma foi instruída pelo docente Giovani Jacob Kolling, da disciplina de Química Analítica e Análises Físico-químicas do Leite.

Os alunos foram divididos em grupos de trabalho onde cada um teve a possibilidade de realizar as análises, aplicando na prática as metodologias e conteúdos aprendidos na sala de aula. Kolling observa que as análises do leite são consideradas de rotina nos laboratórios dos laticínios e agroindústrias e devem estar dentro dos parâmetros instituídos pela Instrução Normativa 62 (IN 62) de 2011 do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Segundo o docente, as análises praticadas foram: verificação da estabilidade do leite através do teste do álcool/alizarol, acidez titulável em graus Dornic e potenciometria pela mensuração do pH. Foram utilizados para a avaliação leite normal, alcalino e ácido. “Além dessas, a determinação de gordura pelo método de Gerber e avaliação da densidade com auxílio do termolactodensímetro foram praticadas com leite cru, desnatado e fraudado”, salienta.

Kolling enfatiza que a infraestrutura disponível na SETREM possibilita e facilita a aprendizagem dos acadêmicos para colocarem em prática as metodologias aprendidas em sala de aula e durante as visitas técnicas às indústrias lácteas e grandes laboratórios. “A formação no curso Superior em Tecnologia em Laticínios capacita os alunos a estarem preparados para o mercado promissor da cadeia láctea”, conclui.

GIRO AMBIENTAL