Acendimento da chama crioula e festa tradicional marca o início da Semana Farroupilha N. Candelaria

16/09/2015 14:45:32 - Eventos e Promoções

Créditos: Maira Dill - Assessora de Comunicação

A Chama Crioula foi distribuída na última sexta-feira, dia 11, para a cidade de Nova Candelária. Conduzida por cavaleiros, a chama chegou até o município depois de ser acesa na cidade de Crissiumal. Na sexta-feira pela parte da manhã, os mesmos retornaram à sede do Piquete Marca da Ferradura, em Sanga Bela, onde foi preparado o almoço para tradicionalistas de mais de sete municípios da região.

A cerimônia de acendimento da chama foi no dia 10 de setembro, junto ao cemitério de Crissiumal, em homenagem ao tradicionalista Silvério Dorst. Já a distribuição da mesma, foi na sexta-feira, dia 11, pela parte da manhã, no CTG Estância da Saudade, de Crissiumal.

Na sede do Piquete, em Nova Candelária, entidades da região também puderam receber uma centelha da chama. O Prefeito de Nova Candelária destacou a relevância histórica do acendimento da chama e agradeceu a visita dos tradicionalistas em nosso município. O patrão do Piquete Marca da Ferradura, Jucelito Diel, também se pronunciou e agradeceu a todos, em nome dos integrantes do Piquete.

Após os pronunciamentos, o Símbolo do apego do gaúcho à terra, a Chama Crioula, foi conduzida pelos cavaleiros e distribuída à outros municípios.

A distribuição da Chama Crioula deu início aos Festejos Farroupilhas em Nova Candelária. No domingo, durante todo o dia, aconteceu a Festa Tradicional do Dia Do Gaúcho, nos pavilhões da Schweinfest, com mateada, costelão e bóia campeira servida para mais de mil pessoas. A programação do dia contou ainda com missa crioula, tertúlia livre e apresentação das invernadas artísticas do Piquete Marca da Ferradura, CTG Recanto Verde de Boa Vista do Buricá e CTG Recanto da Tradição de São José do Inhacorá. 

Durante a semana ainda, foi realizada a hora cívica, todas as manhãs, na Praça Municipal. Como forma de celebrar a Semana Farroupilha, escolas e entidades eram responsáveis por organizar apresentações artísticas nos seus respectivos dias.

Para encerrar as comemorações da Semana Farroupilha, neste domingo, dia 20, acontece o Desfile Cívico em comemoração à Semana Farroupilha. Será as 8h da manhã, na Avenida ABC, centro de Nova Candelária. Além do desfile de escolas e entidades, haverá apresentação das Bandas Marciais de Nova Candelária, Boa Vista do Buricá, Alegria e Sede Nova.

LS NOROESTE BAZAR E PAPELARIA