Administração Municipal de Nova Candelária participou da Mobilização Estadual das Prefeituras

01/10/2015 16:07:05 - Geral
Administração Municipal de Nova Candelária participou da Mobilização Estadual das Prefeituras

Créditos: Maira Dill - Assessoria de Comunicação

A mobilização foi batizada de “Movimento do bolo”, em alusão à pequena fatia destinada às prefeituras na divisão do bolo tributário. Atualmente, 82% das verbas são divididas entre os Estados (25%) e a União (57%). Apenas 18% dos recursos ficam nos cofres municipais.

Segundo informações da FAMURS, a mobilização histórica de sexta-feira da semana passada (25), 473 municípios aderiram ao movimento. Desses, 386 paralisaram suas atividades, sendo que 299 fecharam todo o dia, 28 por duas horas, 59 atenderam apenas em meio turno. Outros 87 foram solidários ao movimento, sem interromper o serviço interno das prefeituras, mas com atividades diversas. Os serviços essenciais de saúde, educação e coleta de lixo foram mantidos em todas as cidades, estratégia que reverteu em apoio maciço da população.

Em Nova Candelária, foi realizada uma audiência pública às 7h30min da manhã de sexta-feira (25). Servidores municipais e estaduais, alunos e demais pessoas da comunidade se reuniram em frente à sede da Administração Municipal para defender um novo pacto federativo, devido à má distribuição do bolo tributário, onde apenas 18% dos recursos são repassados aos municípios.

O Secretário de Administração e Planejamento, Ari Roehrs explanou sobre os objetivos da audiência e sobre a atual divisão dos tributos no país. O Prefeito Carlos Alberto Dick manifestou apoio ao protesto e disse ser esta uma situação prejudicial ao município, uma vez que, os recursos oriundos do trabalho do município retornam em uma pequena parcela para serem aplicados nas mais diversas áreas.

Após a audiência, em apoio às manifestações, a Administração prosseguiu o dia apenas com trabalhos internos.

SICREDI COOPERAÇÃO PREMIADA