Agricultores de Horizontina realizam treinamento prático em manejo da cultura da Erva-Mate

21/11/2014 18:10:50 - Agricultura
Agricultores de Horizontina realizam treinamento prático em manejo da cultura da Erva-Mate

Foto: Secretaria de Desenvolvimento Rural Horizontina

Um grupo de agricultores horizontinenses que está iniciando o cultivo da erva mate participou de atividades de treinamento teórico e prático sobre o manejo das plantas nesta semana no município.


Com parceria da SEAPA e Programas RS do Governo do Estado, EMATER, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Cooperagro, uma equipe de instrutores do SENAR- Serviço Nacional de Aprendizagem Rural foram dois dias de atividades teóricas e na sexta-feira (21) aula prática com o instrutor Jurandir, na propriedade do agricultor Rudi Wendpap, em Lajeado Patos.


 Os 20 agricultores cultivadores de erva-mate, fizeram a poda, a desidratação (sapeco) da folha, secagem e a industrialização manual com soque em pilão, um sistema antigo seguido da ceva do primeiro chimarrão a partir da erva utilizada na aula prática. 


Conforme o Técnico Agrícola Lauri Neuhaus coordenador técnico do projeto  de cultivo do Governo Municipal e o Secretário de Desenvolvimento Rural do município Darci José Napivoski todos puderam sentir o verdadeiro e gostoso sabor de um chimarrão de pura erva-mate. Os participantes avaliaram positivamente o curso que envolveu praticamente todos os servidores da SMDR no apoio da realização nos dias 19, 20 e 21 de novembro. 

 

SICREDI COOPERAÇÃO PREMIADA