Alunos da APAE reivindicam maior acessibilidade nos espaços públicos de Horizontina

30/08/2014 07:48:36 - Cidadania e Serviço Social
Alunos da APAE reivindicam maior acessibilidade nos espaços públicos de Horizontina

Barreira física impede cidadão cadeirante de chegar ao centro do Poder Público

 

Os alunos especiais da Escola de Educação Especial Helmuto Simm, acompanhados pela Presidente da Associação, direção, professoras e pais visitaram o Gabinete do Prefeito de Horizontina Nildo Hickmann. Os alunos foram além de visitar a sede da administração geral do município entregar um ofício solicitando investimentos na acessibilidade junto aos espaços públicos, como; como Prefeitura, Praça 25 de julho e vias públicas, garantindo assim o direito de ir e vir de todas as pessoas, em especial os cadeirantes, deficientes visuais ou com pouca mobilidade.

As dificuldades começaram na chegada do andar térreo da prefeitura onde a escada que dá acesso ao gabinete prefeitural e a Câmara de Vereadores é uma barreira praticamente intransponível aos cadeirantes pelos seus em torno 20 degraus. Pessoas da comunidade, servidores, professores, pais da escola e até o próprio mandatário tiveram de auxiliar a carregar integrantes da APAE e suas cadeiras para que a visita se concretizasse.

 O objetivo foi mobilizar forças e reivindicar o acesso igualitário aos bens sociais, sustentando um compromisso crescente para garantir a qualidade de vida, autonomia, atenção integral e integrada em todo o ciclo da vida e inclusão dos portadores.

O prefeito Nildo, o vice-prefeito Dionir Bianchi, secretários de governo e equipe de engenharia ouviram as reivindicações dos alunos e se comprometeram em atender as solicitações, bem como desenvolver ações junto à comunidade para melhorar cada vez mais o acesso pleno e sem barreiras.

GIRO AMBIENTAL