Alunos da Castelo Branco desenvolvem atividades sobre o Dia da Consciência Negra

27/11/2015 08:21:36 - Educação

Créditos: Professoras da Castelo Branco

A diversidade cultural do nosso país constitui-se num tema transversal ainda pouco explorado em nossas escolas como oportunidade sistematizadora de novas aprendizagens. Muitos deles tornam-se evidentes, por meio de legislação vigente, como a cultura negra, que tem o dia 20 de novembro como marco de referência da “Consciência Negra”.

Neste ano, a área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, em parceria com a Direção da Escola, foi desfiada a promover ações que marcassem a referida data. Muito mais que uma obrigatoriedade, discutir o tema da consciência negra é uma forma de desenvolver a cidadania dos educandos pelo resgate reflexivo da história e análise da realidade atual.

A culminância do trabalho ocorreu no dia 21 de novembro, no turno da manhã, com uma conversa significativa com representantes do Grupo da Etnia Cultural Africana de Santa Rosa. Na oportunidade, eles fizeram um histórico da vinda dos negros para o Brasil e o processo de escravidão. Na sequência, comentaram a importância de Zumbi no contexto histórico, justificando a comemoração do dia 20 de novembro. Aproximando-se da nossa realidade, relataram a história das famílias negras e dos imigrantes em nossa região e como são as relações de ambas na sociedade hoje, trazendo também para esse contexto a participação dos negros lanceiros na Revolução Farroupilha.

Para encerrar a atividade foi realizada, pelo Grupo Capoerê, uma oficina de Capoeira no pátio da Escola, com a participação dos alunos.

Durante os dias que antecederam o evento, o assunto foi explorado nos diferentes componentes, em sala de aula. Os estudantes puderam apreciar obras de arte produzidas pelos alunos do Ensino Fundamental e Médio, a partir de releituras de obras da arte africana que é muito rica, vasta e complexa, devido às diferentes características dos grupos étnicos daquele país. Todos estes momentos foram de grande aprendizado.

GIRO AMBIENTAL