ATREDEF comemora 15 anos de fundação

09/10/2015 08:35:00 - Eventos e Promoções
ATREDEF comemora 15 anos de fundação

Créditos: Assessoria de Comunicação

A sociedade inclusiva tem compromisso com pessoas portadoras de deficiência. A ONU instituiu o dia 03 de dezembro dia internacional das pessoas com deficiência, no Brasil a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República instituiu o dia 11 de outubro. Estatísticas do IBGE 2010, nos mostram que:

- A população ocupada e com pelo uma deficiência, representa 23,84%.

- Do total da População, as pessoas com deficiencia motora ou física são 7%; auditiva é de 5% e mental ou intelectual 1,4%.

- Pouco mais de 50% dos deficientes acima de 10 anos não são economicamente ativos e 46% recebem até 1 salario mínimo.

- Enquanto 10,4% da população tem ensino superior completo, apenas 6,7% dos estão nesse patamar.

- Entre os diversos tipos de deficiência, 50,28% são deficientes físicos.  

- Estes números pouco variam no país, no estado e no municipio.

- A lei 8.213/91, conhecida como lei das cotas de deficientes, conseguiu aumentar a participação de pessoas com deficiências no mercado de trabalho, todavia, esta participação ainda é tímida, apenas cerca de 46% das vagas encontram-se ocupadas.

 

ATREDEF 15 ANOS

            Na virada do novo milênio, num ambiente de amizade entre um grupo, surgiu a ideia de fundar uma entidade. Neste sentido, a ATREDEF -  Associação Tresmaiense de Deficientes iniciou suas atividades em 24/03/2000, com 44 sócios fundadores, sendo registrada junto aos setores competentes em 25/07/2000.  

Com o passar do tempo, percebeu-se a importância e necessidade de buscar informações ligadas aos deficientes, bem como apoio e um espaço na sociedade local. As atividades iniciais foram direcionadas a Projetos de Acessibilidade e socialização. Dentre as ações destacam-se:

- Projeto de construção de rampas de acesso no passeio público e repartições públicas. Não havia um olhar para projetos e não havia leis que regulamentassem estas necessidades.

- Acesso ao mercado de trabalho. Indicação de vagas para pessoas com deficiência, além de orientação, estímulo, motivação para pessoas com deficiência ter atitudes proativas em suas vidas.

- Aquisição de equipamentos para empréstimo temporários, como; cadeiras de roda, muletas, meias ortopédicas, baterias, pneus, ponteiras e peças de órteses e próteses.

- Realização de reuniões periódicas e jantares de integração entre a Associação e pessoas da comunidade;

- Visitas a outras associações em municípios vizinhos observando suas realidades.

- Estudo das leis e informações sobre os direitos e deveres das pessoas com deficiência. Neste período, houve conscientização sobre as leis de proteção das pessoas com deficiência física, garantindo direitos diferenciados nos aspectos: trabalho, esporte, lazer, convivência social e acima de tudo um olhar de igualdade, que aumenta a autoestima das pessoas. A LEI 142/2013, que trata sobre Aposentadoria Especial dos Deficientes é a mais recente.

- No centro da cidade há vagas de estacionamento para deficientes e também adequação de acessibilidade a prédios públicos e estabelecimentos comerciais.

- Em parceria com a ASDEVI buscou-se apoio da sociedade para construção de uma sede própria. Com ajuda do poder público, através do Projeto de Lei Nº 027/2015 conseguiu-se a cessão de uso de um terreno na área institucional no loteamento Sartor.

- Buscou-se informações sobre documentação para aquisição de veículo com isenção de IPI, ICMS e do IPVA, para repassar aos associados. E também informações sobre Linhas de Créditos e/ou financiamentos para aquisição de equipamentos a juros subsidiados, como crédito de acessibilidade, disponível no Banco do Brasil.

 

Plano de ação para a gestão 2015-2016

- Criar SITE informativo da ATREDEF, fazendo referência à Missão, Visão, Meta, e Histórico da ATREDEF, tendo Link informativo sobre Leis, diretos, Benefícios, Aposentadoria, Pesquisas e estimativas, tendo um espaço para noticias e fotos recentes da Associação, como também as etapas da Construção da Sede Própria.

- Buscar maiores informações sobre o Projeto de Lei para pessoas com Poliomielite, atuando no andamento do processo.

- Atualizar informações sobre a Lei do PASSE LIVRE, que isenta deficientes de pagamento de passagem intermunicipal.

- Trabalhar em conjunto com a ASDEVI no projeto de construção da sede própria.

- Atualização cadastral dos Equipamentos e materiais da ATREDEF, e também estabelecer Normas para o empréstimo dos mesmos (cadeira de rodas, muletas e outros).

- Promover viagem de estudo, integração e conhecimento da realidade de outras associações.

- Viabilizar confecção de camisetas personalizadas da ATREDEF comemorativas aos 15 anos.

 

Comemoração

Em comemoração aos 15 anos de fundação da ATREDEF convidamos toda a comunidade para participar de jantar, que será realizado terça-feira da semana que vem,13/11/15, no Salão Evangélico de Três de Maio. O cardápio será Carnes, massa, saladas e sobremesas. Os cartões estão a venda com sócios da ATREDEF, Marcos Fiorin (9944-4628), Flavio Pagel (9998-9001), Marcos Becker (9952-3390) ou Jorge Eichelberger (9148-0516). Valor do cartão: R$ 18,00

 

DIRETORIA:

Presidente: Marcos Antônio Fiorin

Secretária: Fátima de Rosso Dias

Tesoureiro: Jorge Sidinei Eichelberger/Marcos Everardo Becker;

Conselho fiscal: Irineu Saueressig, Leomar Kohls, Fernando dos Santos Dias.

Relações Públicas:  Flavio Volnei Pagel

GIRO AMBIENTAL