‘Campo e Saúde’ é tema de palestra do SENAR

14/08/2015 09:44:25 - Saúde
‘Campo e Saúde’ é tema de palestra do SENAR

Créditos: Anelize Katiane Espindola

O projeto ‘Campo e Saúde’ é desenvolvido por todos os Sindicatos Rurais do Rio Grande do Sul e tem como principal objetivo orientar os trabalhadores do campo sobre a importância do cuidado com a saúde na lida diária. Esta etapa da ação contempla alguns municípios da região da Produção pela primeira vez que são, Três de Maio, Independência, Horizontina e São José do Inhacorá.

Na oportunidade a Instrutora e Enfermeira Cássia Verônica de Oliveira do SENAR de Três de Maio procura sensibilizar os agricultores da importância de se proteger e se cuidar no seu dia-a-dia. Apresenta ainda todo equipamento de proteção individual que deve ser usado, ressalta a importância do que o empregador deve oferecer ao seu empregado, como as condições básicas de trabalho.

Cássia apresenta os riscos à saúde decorrentes do trabalho de céu aberto e sem proteção, sintomas e tratamentos das principais doenças de pele, manuseio, transporte e armazenamento correto dos defensivos, e ao final de cada palestra dá a cada participante um kit (gratuito) contendo boné árabe, protetor solar, auricular e óculos de proteção. Salienta que “as inscrições para as palestras podem ser efetuadas nos Sindicatos Rurais de cada município e assim como o kit não tem custo nenhum e é muito importante a participação de todos”.

O teto do agricultor é o sol, infelizmente a enfermeira durante toda sua trajetória de palestras, visto que o SENAR realiza mais de 172 cursos e programas, percebeu a necessidade de executar o mesmo por que pode diagnosticar um alto índice de câncer de pele entre eles. Cássia em sua fala procura deixar bem claro que, apesar dos agricultores ter o conhecimento de que é fundamental se cuidar, eles não mantém o hábito de passar o protetor solar ou se proteger ao passar um agroquímico e finaliza a importância da palestra, “Esse é um trabalho de formiga mas que salva a vida daqueles que produzem diariamente o alimento para todas as famílias da cidade”.

A palestra no município de Três de Maio aconteceu na sexta-feira da semana passada no CRAS, e contou com a presença de 15 idosos. A divulgação da mesma aconteceu por meio da divulgação do presidente do Sindicato Rural, Antônio Carlos Cassol.

Amanhã, sábado (15), terá palestra na localidade de São Miguel, Independência.

Esse programa de palestras pretende rodar todo o estado totalizando 200 palestras gratuitas que irão atingir cerca de 10 mil produtores, trabalhadores rurais e seus familiares.

GIRO AMBIENTAL