Celebração do Corpus Christi

05/06/2015 09:57:14 - Eventos e Promoções
Celebração do Corpus Christi

Créditos: Alexandre de Souza

A celebração dessa data acontece nas Igrejas Católicas e tem como objetivo celebrar o Mistério da Eucaristia, o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. A palavra Corpus Christi significa Corpo de Cristo. Durante todo o dia de ontem foram realizadas missas festivas, as ruas foram enfeitadas para a passagem da procissão que é conduzida pelos sacerdotes.

Na paróquia de Três de Maio foi realizada uma missa que teve início as 9h, em seguida a procissão sobre os tapetes com a exposição do Santíssimo Sacramento. Os tapetes começaram a ser confeccionados as 5 horas da manhã no asfalto em torno da Igreja Matriz.

Segundo o Padre Giani Marcos Pitol “A Festa do Corpus Christi é uma forma de fazer a eucaristia que estará presente na rua, exposição do sacramento, para muitos daqueles que não vão até a Igreja. Teve início por volta de 1260 após um episódio em que uma irmã teve visões da eucaristia e então realiza um pedido para que seja realizado uma festa em honra a eucaristia, então no ano de 1264 essa festa é instituida no calendário Católico e é celebrada sempre na quinta-feira após a festa da Santíssima Trindade, é uma forma de dar sequência após o tempo pascal”.

Em Horizontina a celebração ocorreu às 15h e desde as primeiras horas da manhã ocorreu o trabalho de preparação. Os freis franciscanos Martinho, Leandro e Gabriel, já nas missas da Santíssima Trindade que antecedeu a celebração de Corpus Christi no final de semana que passou, lembraram da importância da participação na grande celebração. “A procisão de Corpus Christi é uma demonstração pública solene da fé na presença real de Jesus Cristo no Santíssimo Sacramento, na hóstia consagrada, disse o religioso Martinho Varken na missa do final da tarde de domingo (31). A celebração teve início dentro da Igreja Matriz, e durante o rito da comunhão em procissão pelos tapetes em frente a igreja e casa paroquial na Avenida Tucunduva, as comunidades, pastorais e movimentos que antes trabalharam para ornamentar o caminho com fé e criatividade, participaram da solene celebração.

A festa da Eucaristia (Corpus Christi) é o corpo de cristo que anda pelas ruas se aproximando dos enfermos, das pessoas que estão afastadas da igreja por decisão própria ou questões de saúde. Essa celebração é uma forma de chegar à população, chegar próximo às pessoas, relata o padre.

Os tapetes para a passagem da procisão são feitos por grupos de jovens, grupos de casais pastorais, movimentos, lideranças da paróquia e comunidade, são confeccionados com serragem colorida e outros materiais. O significado desse gesto é que assim como Jesus foi acolhido em Jerusalem  com ramos os fiéis também oferecem esse tapete para que ele possa andar pela rua. Os desenhos realizados dá-se por temas ligados a eucaristia como a misericórdia. Essa tradição de enfeitar as ruas começou na cidade de Ouro Preto em Minas Gerais e já conquistou outras cidades.   

SICREDI COOPERAÇÃO PREMIADA