Chuva dá trégua e produtores aceleram a colheita do milho

15/01/2016 08:22:42 - Agricultura
Chuva dá trégua e produtores aceleram a colheita do milho

Créditos: Assessoria de Comunicação

Nos 15 municípios de atuação da Cotrirosa, região noroeste do Estado, grande parte das lavouras de milho está pronta para a colheita, mas devido as precipitações pluviométrica, com frequentes chuvas na região, os produtores estavam na torcida aguardando as pequenas estiagens para entrarem com as máquinas nas lavouras.  Nesta semana, a chuva deu uma trégua para prosseguir a colheita que está em ritmo acelerado.

De acordo com o Engenheiro Agrônomo da Cotrirosa, Jairton Dezordi, até o momento foi colhido em torno de 40% dos aproximadamente 60 mil hectares de milho plantados na área de atuação da Cooperativa. “As chuvas foram frequentes desde o início da colheita com excesso de umidade, o que trouxe preocupação com a qualidade do produto, afirma o agrônomo, que estima até o momento uma produção média entre 130 a 150 sacas por hectare.

Para o gerente comercial da Cotrirosa, Nereu Rohleder, a expectativa é de aumento no recebimento. “A tendência é recebermos 20% a mais em relação à safra anterior. Este aumento se deve pela opção dos agricultores em entregar o produto na Cotrirosa”. O gerente comercial disse ainda que desse volume entregue, 30% será para devolução aos agricultores para consumo na propriedade, 15% destinado ao moinho da Cooperativa para moagem de farinha e o restante, 55%, na comercialização do grão in natura.

Nos municípios deárea de atuação, a Cotrirosa possui 23 unidades com estrutura de recebimento de grãos, para atender os associados e demais agricultores.

LS NOROESTE BAZAR E PAPELARIA