Comunicados da Unijuí

26/10/2015 09:19:17 - Educação

Créditos: Divulgação

UNIJUÍ divulga as 12 finalistas da Gincana UNIJUÍ Minha Escola é Dez

A UNIJUÍ divulgou na sexta-feira (23) a lista das 12 escolas finalistas da Gincana Unijuí Minha Escola é Dez, cuja final acontece nesta quarta-feira, 28 de outubro, no Campus da Unijuí em Ijuí. Esta edição da gincana teve início em maio, com a abertura das inscrições, quando 94 escolas se habilitaram para participar. Ao longo dos últimos cinco meses, foram realizadas 06 provas virtuais e um Projeto Especial.

Além de envolver os estudantes de Ensino Médio em provas de conhecimento, a Gincana Unijuí Minha Escola é Dez instigou os jovens envolvidos na competição a se engajarem em atividades que beneficiem suas comunidades. Com este objetivo, a Prova Especial teve como tema “Desafio Ambiental – Revitalização de um espaço público”, propondo aos participantes o planejamento e a execução de um projeto para revitalizar um espaço de uso coletivo na cidade sede da escola.

O processo de revitalização pôde atuar em três eixos convergentes, sendo eles: a renovação - intervenção sobre um espaço urbano, com substituição parcial ou total do patrimônio urbanístico e mobiliário; reestruturação - introdução de novos elementos estruturantes como bancos, brinquedos, espaço de tráfego; e reabilitação – devolver a usabilidade em toda sua infraestrutura – limpeza, reflorestamento, jardinagem e etc.

A Gincana vai premiar as cinco primeiras escolas classificadas. Para a escola que se classificar em primeiro lugar, a premiação será uma viagem para o litoral de Santa Catarina, para a equipe, e três notebooks e um Datashow para a escola.

12 Escolas Classificadas para a Final:

 

1 - Colégio Tiradentes da Brigada Militar - IJUÍ

2 - Escola Estadual de Ensino Médio Gustavo Langsch - São Luiz Gonzaga

3 - Escola Estadual de E. B. Venâncio Aires - Cruz Alta

4 - Colégio estadual Comendador Soares de Barros - Ajuricaba

5 - Escola Estadual de Ensino Médio Madre Madalena - São José do Inhacorá

6 - Colégio Estadual Três Mártires - Palmeira das Missões

7 - Escola FACCENTRO Ensino Médio e Técnico - Cruz Alta

8 - Escola Técnica Estadual Cruzeiro do Sul - São Luiz Gonzaga

9 - Escola Estadual de E. B. Palmeira das Missões - Palmeira das Missões

10 - Escola Estadual E.B. Barão do Rio Branco - Boa Vista do Buricá

11 - Colégio Estadual Catuípe - Catuípe

12 - Colégio Estadual Pedro II - Santo Ângelo


 

Projeto "Caminhos Do Lixo: Da Separação à Geração de Renda” é finalista em prêmio da AL-RS

O projeto “Caminhos do Lixo: Da Separação à Geração de Renda”, desenvolvido pela Fidene/Unijuí, é um dos 12 finalistas concorrentes ao Troféu Tema Norteador, da Assembleia Legislativa do Estado, dentro da 16ª Edição do Prêmio de Responsabilidade Social.

O projeto é executado pelo Núcleo de Gestão Ambiental e Biossegurança, e busca proporcionar a geração de emprego e renda para duas associações de reciclagem do município de Ijuí, através da doação dos resíduos gerados nos espaços da Universidade, após a implantação da coleta seletiva do lixo nos moldes sugeridos pela legislação vigente (Resolução CONAMA 275/2001).

O projeto está alicerçado em dois grandes eixos direcionadores: a educação ambiental e a inclusão social. Em relação ao eixo da educação ambiental, foi feito um trabalho de capacitação de funcionários para servirem de agentes ambientais, bem como também foram capacitados os colaboradores do setor de limpeza e conservação, que atuam diretamente na coleta. Na etapa seguinte, foram implantadas lixeiras nas cores padrão, para a separação do lixo de acordo com as regras da coleta seletiva. As ações compreenderam também a ampla divulgação do projeto nos canais de divulgação institucionais.

Em relação à inclusão social, foram formalizadas parcerias com duas associações do município de Ijuí - a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Ijuí – ACATA IJUÍ e a Associação de Reciclagem da Linha 6 – ARL6, cuja atuação também atende às normas ambientais vigentes. Estas associações passaram a receber o material oriundo da coleta seletiva. Pode-se destacar que a ação de separar o lixo agregou benefícios e vantagens diretamente ao grupo de catadores das duas associações integrantes deste projeto. Através da separação nos moldes da coleta seletiva, as associações receberam material de melhor qualidade proporcionando maior valor de mercado aos produtos, aumentando sua renda. Ainda disponibilizou o material limpo, sem sujeiras ou contaminações, ocasionando uma melhor condição de trabalho aos catadores, além de propiciar ganho em escala de produção devido à diminuição do tempo de triagem deste material.

Como primeiros resultados, nos primeiros seis meses de execução do projeto, foram produzidas 20 toneladas de resíduos. Destas, 10 toneladas, que representam 53% do total, foram destinados às associações de catadores gerando emprego e renda. Com a institucionalização da coleta seletiva, a Fidene/Unijuí oportunizou benefício para duas associações legalmente formalizadas no município de Ijuí – RS, sendo que beneficia diretamente um público de 40 pessoas e indiretamente mais de 150 entre familiares e demais integrantes da comunidade, constituídos em sua maioria por mulheres, com baixa escolaridade e que residem em lugares periféricos da cidade.

Tema Norteador – Destaque RS

O tema norteador da 16ª Edição do Prêmio de Responsabilidade Social engloba cases de ações efetivadas em 2014 que representem práticas inovadoras de responsabilidade social que se configurem em novas e significativas práticas e/ou diferentes formas de aplicar uma ferramenta, metodologia de gestão da responsabilidade social. Os 12 indicados como finalistas ao Tema Norteador participarão de Seminário para apresentação dos cases selecionados, no dia 09 de novembro, na Assembleia Legislativa de Porto Alegre.


 

Segunda etapa da Olimpíada Empreendedora teve formação no sábado dia 24 de outubro

No último sábado, 24, aconteceu a segunda etapa da Olimpíada Empreendedora, no Campus de Ijuí. A temática foi a “Capacitação em modelagem de negócio”, com o consultor Juliano Trevisan. O evento contou com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Foram 11 equipes que foram às ruas com o intuito de pesquisar o que o público achava sobre a problemática escolhida. A partir disso tiveram que testar suas capacidades de transformar conhecimento em soluções para os problemas existentes no ambiente em que estavam inseridos. Além disso, também foram estimulados a cultura empreendedora dentro da universidade.

A Olimpíada Empreendedora tem continuidade até o dia 14 de novembro com objetivo de socializar conceitos a respeito do empreendedorismo com a disponibilização de ferramentas auxiliares no processo de inovação, possibilitando aos participantes o exercício de sua capacidade de criar, de resolver problemas e encontrar soluções, desafiando os participantes a pensar, imaginar e apresentar soluções ao tema proposto.

Quanto à avaliação, a fase de classificação terá caráter eliminatório, consistindo na análise da apresentação das propostas. A classificação final será de acordo com a quantidade de pontos que a equipe conseguir.

Todos os participantes do evento receberam certificado de formação complementar de 60 horas. O vencedor da Olimpíada ganha uma vaga gratuita na Incubadora da UNIJUÍ e uma vaga gratuita para cada integrante da equipe em um dos seguintes cursos de extensão oferecidos pela universidade: Pesquisa de Marketing – EaD; Gestão de Vendas – EaD ou Marketing Estratégico – EaD. O segundo lugar também recebe uma vaga gratuita para cada integrante da equipe em um dos cursos oferecidos pela UNIJUÍ.

LS NOROESTE BAZAR E PAPELARIA