Conferência Municipal de Saúde de Nova Candelária discutiu melhorias para a saúde pública

25/06/2015 15:40:50 - Saúde

Créditos: Maira Dill Assessora de Comunicação

Na quinta-feira da semana, dia 18, aconteceu a Conferência Municipal da Saúde de Nova Candelária, no salão da comunidade de Santa Lúcia, interior do município.

O objetivo do encontro municipal foi avaliar a situação da saúde e propor condições de acolhimento e acesso à todos, assim como definir diretrizes e prioridades para as políticas de saúde e desenvolvimento social do município. 

Foram especificados e trabalhados os seguintes eixos:
- Direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade;
- Participação social;
- Gestão do SUS e modelos de atenção à saúde.

Diante dos temas expostos pela equipe da Secretaria de Saúde, foram formados três grupos de discussões, com o intuito de aprofundar o debate sobre as temáticas e elaborar propostas de melhorias na área da saúde pública. Nestes grupos era possível cada cidadão expressar seus anseios, insatisfações e gratificações relacionadas à saúde.

A partir das discussões, foram apresentados os relatórios de cada grupo, que irão compor agora um documento, seguindo o manual metodológico produzido pelo Conselho Estadual de Saúde. Este documento seguirá para a conferência estadual de saúde que acontece no mês de setembro em Porto Alegre.

Apresentados os relatórios, a comunidade escolheu ainda a comissão de delegados que representará o município na conferência estadual da saúde.
Ficaram definidos os seguintes representantes:
Representantes da população
- Elaine Lermen e Sandra Majolo (suplente)
- Neusa Erthal e Arcenio Grub (suplente
Representantes dos funcionários da saúde
- Roque Deves e Angélica Backes (suplente)
Representantes da Gestão 
- Simone Wille e Letícia Gasparetto (suplente)

Além de toda a equipe da saúde, também esteve presente na conferência o Prefeito Municipal Sr. Carlos Alberto Dick, Vereadores, Secretários, Professores, representante do Sindicato dos Trabalhares Rurais, demais representantes de entidades e comunidade em geral.

A Administração Municipal e a Secretaria da Saúde agradecem a presença de todos que participaram deste importante momento para a saúde do município.

GIRO AMBIENTAL