Conferência Regional das Secretarias de Educação do CONSEME – AMGSR foi realizada na XIV Expofeira

28/04/2015 10:54:09 - Eventos e Promoções

Créditos: Anelize Katiane Espindola

     Anelize Katiane Espindola 

      O evento que teve início por volta das 14 horas reuniu várias autoridades como, Presidente da feira Luis Fernando Cereser, Prefeito Municipal Olívio José Casali, Presidente da Câmara Municipal de Vereadores Cleiton Felipe dos Santos, Vice-Prefeita e Professora Eliane Teresinha Zucato Fischer, Diretor do Departamento de Apoio aos Municípios da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul Itamar Baptista Chagas representando o Secretário de Educação do Estado o Sr. Vieira da Cunha, Secretário Municipal de Educação, Cultura e Esporte Ernani Moreira Rehn, Dilson Mireski representando a ACI, Flávio Magedanz representante da FUNCAP, Nirlene Aparecida Boeri Secretária da UNDIME/RS de Palmeira das Missões, Coordenadora de Educação da 17° CRE Roseli Fuhr Schafer e as soberanas que representam a beleza da mulher três-maiense.

            O tema do evento foi “Regime de Colaboração daquilo que compete pela Constituição da demanda da Educação, que parte o município deve executar e qual a parte que o Estado tem o compromisso para com os municípios, caracterizando principalmente o transporte escolar”.

            Na oportunidade o aluno Guilherme Redel da Escola Germano Dockhorn cantou a música Raridade. Após isso, as autoridades fizeram o uso da palavra agradecendo a presença de todos os Prefeitos e Secretários de Educação dos municípios do Grande Santa Rosa além dos diretores das Escolas Estaduais. Na sequência, a Escola do Chimarrão fez uma breve participação relatando os 500 anos do Chimarrão e na oportunidade realizou a confecção do mate que depois foi oferecido aos presentes.

            Com a palavra a Secretária da UNDIME/RS Nirlene Boeri, relatou que, “Essa reunião é muito importante visto que é uma troca de experiências, os problemas e soluções que surgem aqui coincidem com os mesmos enfrentados por mim, mesmo que a minha região é diferente dessa aqui”.

            O segundo palestrante Itamar Baptista Chagas, Diretor do DAM-SEDUC/RS, procurou apresentar os problemas e soluções para o transporte escolar. Para um bom resultado há passos importantes a ser seguidos. Segundo ele, “Para começar deve ser feito um senso nas escolas de Três de Maio para que se possa chegar próximo à demanda do Transporte a ser realizado, tendo assim o número de alunos poderá se ter o valor que será gasto por mês para então realizar uma tabela de recursos a serem gastos pela gestão municipal e pelo estado, para que os mesmos possam estar cientes do que será investido no transporte”.

            Para finalizar o Secretário Ernani Moreira Rehn Secretário da Educação de Três de Maio e Representante do CONSEME (Conselho Municipal dos Secretários Municipais de Educação) e da AMGRS (Associação dos Municípios do Grande Santa Rosa relatou que, “a comunidade cobra de certa forma da gestão do município ações de forma mais aberta e dinâmica então por meios dos palestrantes é que procuramos exemplificar as nossas prioridades que é a Educação Infantil como um todo desde o transporte até as vagas nas creches ou escolas, por que essa questão é nossa prioridade, por ela somos responsáveis juridicamente”.

            O encontro fluiu mais como uma troca de ideias, dicas de soluções, troca de experiências e apresentação de resultados que precisam urgentemente ser alterados para que os problemas ligados ao transporte e vagas nas escolas sejam solucionados o mais rápido possível. 

SICREDI COOPERAÇÃO PREMIADA