Conselho Agropecuário de Novo Machado define estratégias do ano

05/03/2014 14:38:26 - Agricultura
Conselho Agropecuário de Novo Machado define estratégias do ano

Reunião definiu aplicaçao de verbas da Participação Popular e Cidadã

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário de Novo Machado (CMDA) esteve reunido no último dia 21 de fevereiro para sua primeira sessão de 2014, e logo tratou sobre importantes assuntos que beneficiam a comunidade rural do município.

Uma delas é a anuência da destinação de recursos obtidos na Participação Popular e Cidadã, ciclo 2013/2014, para fortalecimento da cadeia produtiva de leite no município. O valor de cerca de R$ 113.000,00 será usado para reestruturação das fontes protegidas no abastecimento de água ao gado leiteiro e aquisição de veículo para operacionalização dos programas municipais Mais Leite, Máquina na Propriedade Rural e Apoio às Diversidades.

O CMDA estabeleceu os critérios de seleção dos projetos, dentre os quais todo agricultor interessado deve necessariamente ser produtor de leite para subsistência ou comercialização. As inscrições deverão ser feitas na Secretaria Municipal da Agricultura.

Outros assuntos relevantes abordados foram aprovações de beneficiários do Programa Irrigando a Agricultura Familiar, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), e de uma agroindústria do município para utilização do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (FEAPER).

 Sobre o Programa Nacional de Crédito Fundiário, que está sendo retomado em 2014, o CMDA ativou o Comitê Gestor, formado pelas entidades Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Secretaria Municipal de Agricultura e EMATER, para realização de visitas prévias às áreas referidas nas novas propostas de compra e venda. Com isto, o CMDA quer evitar o personalismo nas análises das propostas em reunião de plenária, e valorizar critérios como os aspectos técnico, produtivo e social das áreas negociadas.

O CMDA tratou também sobre o Abatedouro Municipal, empreendimento este que está em etapa de licenciamento ambiental; sobre a retomada do projeto de formalização da Associação de Apicultores como forma de valorização dos produtores de mel do município; sobre as ações em 2014 para conscientização e redução do uso de agrotóxicos, cujo exagero está afetando a saúde pública e a implantação de sistemas produtivos alternativos; e sobre a prestação de contas do Sistema Troca-Troca de milho 2013/2014.

Através do diálogo e interação entre entidades e lideranças comunitárias em suas plenárias, o CMDA de Novo Machado se coloca em 2014 como uma entidade primordial na defesa de um meio rural qualificado e produtivo, diante de inúmeros programas e políticas públicas que oportunizam o desenvolvimento sócio econômico.

LS NOROESTE BAZAR E PAPELARIA