CONVERSANDO SOBRE SEGURANÇA - Mapas de riscos

08/10/2015 16:03:37 - Geral
CONVERSANDO SOBRE SEGURANÇA - Mapas de riscos

Créditos: Divulgação

O assunto de hoje tem como objetivo principal demonstrar a importância da elaboração e implantação de um Mapa de Risco que é uma representação referente aos riscos no ambiente de trabalho.

O mapa de risco é representado por gráficos, com o layout de cada área da empresa, ele é representado por círculos de tamanhos conforme o risco encontrado em cada ambiente seja ele pequeno, médio ou grande e cada um tem uma cor que corresponde ao risco encontrado como:

Risco físico: verde  

Risco químico: vermelho  

Risco biológico: marrom  

Risco ergonômico: amarelo  

Risco acidente: azul

Quem pode elaborar um mapa de risco? De acordo com a NR 5, item 5.16 diz que a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da empresa com ajuda do SESMT (Serviço Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) deverão identificar os riscos do processo de trabalho e elaborar o mapa de risco, com a participação do maior numero de colaboradores, ou se a empresa não tiver CIPA ou SESMT, cabe ao empregador contratar um profissional capacitado ou uma empresa de consultoria de segurança do trabalho.

Todas as empresas que tem algum risco deve ter mapa de risco, caso não tenha a empresa estará passível de multa pela falta do mesmo.

Mapa de risco tem validade? Mapa de risco deve ser revisto sempre que houver alguma modificação no ambiente, como novas maquinas, novas saídas ou entradas, alteração dos produtos usados, entre outros.

O mapa de risco deve ser colocado no local analisado, em uma posição bem visível no ambiente de trabalho.

Por: Michele Cristina Jeske – MTE  13490

Carla Andréia Krebs Cardoso – CREA 76577

Técnicas de Segurança do Trabalho da

HZ SegMed / Três de Maio - RS

GIRO AMBIENTAL