Daniele e Irio Conti lançam livro sobre agricultura e processo migratório de Horizontina

27/02/2014 23:03:28 - Educação
Daniele e Irio Conti lançam  livro sobre agricultura e processo migratório de Horizontina

Livro será lançado no Circuito Cultural de Horizontina ás 20h desta sexta dia 28

         A jovem economista Daniele Taíse Conti, lança nesta sexta-feira, juntamente com Irio Luiz Conti, seu tio, o livro “Horizontina – caminhos cruzados na agricultura e migração”. A obra resgata elementos da história e propõe alternativas que podem fortalecer e dinamizar a agricultura familiar do município e da região, potencializando a organização da produção e a geração de renda no campo.

Daniele formou-se em Ciências Econômicas na FAHOR em 2013 e conta que a obra surgiu a partir de um estudo que realizou para sua monografia da faculdade, sobre os fatores de influência na migração rural/urbana no município de Horizontina entre os anos de 2000 e 2010. Logo após aprofundou o estudo em parceria com o tio, Irio Conti, transformando no livro organizado em cinco capítulos que tratam de temas como a evolução e diferenciação dos sistemas agrários na bacia do Rio Buricá; agricultura familiar e o fenômeno migratório no Brasil; a tendência ao envelhecimento na agricultura familiar da região sul e os fatores de influência na migração rural-urbana em Horizontina ocorrida no período de 2000 a 2010.

Irio é mestre em Educação é Doutorando em desenvolvimento Rural e professor na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, formado em Sociologia com especialização em Direitos Humanos e Licenciado em Filosofia e Teologia é irmão religioso na Congregação Missionários da Sagrada Familia, Diretor da FIAN Internacional e membro do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Ele é autor de outras obras.

Daniele destaca que a formação recebida na FAHOR lhe despertou um sentimento de que a vida é uma constante busca pela realização pessoal. O livro será lançado nesta sexta, dia 28, às 19h30min no palco do Circuito Cultural da feira Horizontina em Exposição, no Parque Municipal de Eventos João de Oliveira Borges.

GIRO AMBIENTAL