Daniele e Irio Conti lançam livro sobre agricultura e processo migratório de Horizontina

27/02/2014 23:03:28 - Educação
Daniele e Irio Conti lançam  livro sobre agricultura e processo migratório de Horizontina

Livro será lançado no Circuito Cultural de Horizontina ás 20h desta sexta dia 28

         A jovem economista Daniele Taíse Conti, lança nesta sexta-feira, juntamente com Irio Luiz Conti, seu tio, o livro “Horizontina – caminhos cruzados na agricultura e migração”. A obra resgata elementos da história e propõe alternativas que podem fortalecer e dinamizar a agricultura familiar do município e da região, potencializando a organização da produção e a geração de renda no campo.

Daniele formou-se em Ciências Econômicas na FAHOR em 2013 e conta que a obra surgiu a partir de um estudo que realizou para sua monografia da faculdade, sobre os fatores de influência na migração rural/urbana no município de Horizontina entre os anos de 2000 e 2010. Logo após aprofundou o estudo em parceria com o tio, Irio Conti, transformando no livro organizado em cinco capítulos que tratam de temas como a evolução e diferenciação dos sistemas agrários na bacia do Rio Buricá; agricultura familiar e o fenômeno migratório no Brasil; a tendência ao envelhecimento na agricultura familiar da região sul e os fatores de influência na migração rural-urbana em Horizontina ocorrida no período de 2000 a 2010.

Irio é mestre em Educação é Doutorando em desenvolvimento Rural e professor na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, formado em Sociologia com especialização em Direitos Humanos e Licenciado em Filosofia e Teologia é irmão religioso na Congregação Missionários da Sagrada Familia, Diretor da FIAN Internacional e membro do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Ele é autor de outras obras.

Daniele destaca que a formação recebida na FAHOR lhe despertou um sentimento de que a vida é uma constante busca pela realização pessoal. O livro será lançado nesta sexta, dia 28, às 19h30min no palco do Circuito Cultural da feira Horizontina em Exposição, no Parque Municipal de Eventos João de Oliveira Borges.

SICREDI COOPERAÇÃO PREMIADA