Delegação da Região Visitam o Ministério de Educação em prol da qualificação da educação da região

14/08/2015 09:13:28 - Educação
Delegação da Região Visitam o Ministério de Educação em prol da qualificação da educação da região

Créditos: Divulgação

Na terça-feira,  11 de Agosto, ocorreu uma reunião na sala do diretor de Educação Integral do MEC, Sr. Ítalo Dutra, o qual estava acompanhado do diretor Geral do programa Mais Educação e a assessora Vanessa da área de formação do Ministério, participou ainda o Prof. Paulo Roberto Silveira, representando a Universidade Federal de Santa Maria e uma comitiva de lideranças da região Oeste do Estado: Os Deputados Federais Erwino Bohn Gass e Osmar Terra, os representantes do deputado federal Pompeu de Mattos e da Senadora Ana Amélia Lemos; o Prefeito de Três de Maio,  Olívio José Casali representando a associação dos prefeitos da região, o prefeito de Alegria, Renato Teixeira, a Coordenadora e Coordenador adjunto da 17ª CRE, Professora  Roseli Fuhr Schafer e Professor  Gelson Luís Filipin, os secretários municipais de Educação de Alegria, Marcelo Wisbistcki e de Três de Maio, Ernani Moreira Renh;, também representante dos secretários da região.

Trata-se de um momento histórico em que representações de cinco partidos políticos unem-se em prol da qualificação da educação da região. No momento em que o professor Paulo Silveira apresentou ao MEC um projeto de Especialização em Educação em Tempo Integral, iniciativa pioneira da UFSM a ser realizado com base no Polo EAD de Três de Maio; o projeto propõe quatro turmas de 50 alunos, professores das redes estadual e municipal de ensino, ingressantes a cada semestre a partir de março de 2016, realizado na modalidade EAD, mas com suas aulas presenciais em cada componente curricular.

Este projeto será coordenado pela professora Marta Borin do Centro de Educação da UFSM, atenderá uma demanda apresentada ao reitor da UFSM em 21 de junho, devido a necessidade de capacitar professores a fim de enfrentar o desafio da implantação do tempo integral nas escolas estaduais a partir de 2016; tal projeto foi pensado como continuidade do curso de aperfeiçoamento realizado pela UFSM no município de Alegria com recursos do Programa mais Educação.

Foi consenso na reunião a importância desta iniciativa e o caráter inédito de uma articulação envolvendo os mais diferentes partidos. O diretor de Educação Integral do MEC entende que mesmo com a escassez de recursos, deve-se dialogar no sentido de ajustar o projeto às Diretrizes Curriculares Nacionais em processo de reestruturação, as quais terão uma primeira versão para debate em 15 de setembro; cabe a UFSM em sintonia com o MEC fazer os ajustes necessários nos próximos meses.

O professor Paulo Silveira apresentou ao MEC uma proposta de ampliação do PROIPE – Programa de Inovação Pedagógica junto aos Professores da Educação Básica, já desenvolvido desde 2013, quando criado em parceria com a rede municipal de educação de Alegria, envolvendo posteriormente as redes municipais de Inhacorá e Independência e oito escolas estaduais dos municípios de Alegria, Independência e Três de Maio. A ampliação proposta visa abranger os 22 municípios que fazem parte da 17ª CRE com suas 78 escolas e mais de 2200 professores.

A coordenadora regional de educação defendeu a proposta, salientando seu caráter inovador, o que foi corroborado pelos prefeitos e secretários presentes; o MEC ficou de estudar a proposta e buscar viabilizar parceria com governos municipais e estaduais, pois o programa é coerente com a política de formação do MEC. 

SICREDI COOPERAÇÃO PREMIADA