Desfile de bandas reuniu mais de 600 pessoas

11/09/2015 09:12:33 - Eventos e Promoções

Créditos: Assessoria de Comunicação

No último sábado, 05 de setembro, ocorreu em Três de Maio o Desfile de Bandas, integrando a programação da Semana da Pátria 2015. Cerca de 600 pessoas prestigiaram a apresentação das sete bandas que desfilaram pela Avenida Uruguai.

A solenidade de abertura iniciou com a composição do palanque oficial por autoridades municipais. Entre elas estavam o prefeito municipal, Olívio José Casali e a primeira-dama e supervisora da Unidade Regional do IMAMA, Elizabeth Caraffa; o presidente da Câmara de Vereadores, Cleiton Felipe dos Santos e sua esposa e coordenadora do Centro de Referência da Mulher Flor de Liz, Paola Nagl; a vice-prefeita, Eliane Terezinha Zucatto Fischer e o seu esposo, Pedro Paulo Fischer; o 1º tenente da Brigada Militar, Celito Eduardo Albuquerque; o patrão do CTG Tropeiros do Buricá, Francisco José de Gaspari; o Gerente da Corsan, Miguel Lugosh, secretários municipais e vereadores.

 Neste ano, a Semana da Pátria trouxe como tema “Meu jeito de ser brasileiro”, a nível Federal; “Sesquicentenário de Olavo Bilac”, a nível Estadual e a nível municipal os “60 anos de Três de Maio”, que esteve homenageando a Comissão Emancipacionista de Três de Maio. Desta Comissão, que foi formada por 18 membros, Egon Teófilo Heinsch é o único integrante que continua com vida. O mesmo será homenageado posteriormente no Gabinete Municipal, pois por motivos de saúde não pode se fazer presente no evento.

No seu pronunciamento, o prefeito municipal, Olívio José Casali, destacou que a nossa Pátria é Três de Maio, e que o espírito cívico nos convoca a batalhar por este torrão, que busca a cada dia aumentar seu desenvolvimento, para que todos respirem o ar da liberdade e democracia. “No jubileu dos 60 anos de nossa emancipação político-administrativa, Três de Maio está pujante e altaneira. Quero deixar aqui nossa gratidão eterna aos corajosos emancipacionistas, que nos legaram uma cidade com uma vitoriosa trajetória”, assevera.

A primeira banda a entrar na Avenida Uruguai foi a Banda Helen Keller, da Escola de Educação Especial e do Centro de Atendimento Educacional Helen Keller, composta por 21 alunos,regida pelo professor de Musica Alexandre Brochado.

A segunda banda a desfilar foi a Banda Castelo Branco, composta por 40 alunos, regida por João Pedro dos Santos. Dentre os integrantes da Banda, dois são ex-alunos e um deles é deficiente visual.

Em seguida, foi a vez da Banda de Fanfarra Dom Hermeto, do Colégio L'Hermitage Dom Hermeto, composta por 42 integrantes, regida pelo músico e professor Fernando de Lima Machado, contando com a colaboração das professoras Maiara Baiotto, Rejane Ribeiro, Nara Cenedese e da voluntária Marizete Rosolen Furian.

A Banda Marcial Fanfarra Glória Veronese se apresentou com 30 alunos, da 5ª série ao 9º ano, sendo alguns integrantes ex-alunos da escola, tendo como regente o monitor Sérgio Luis de Souza Tavares.

 A Banda São Francisco adentrou a avenida Uruguai sob a regência do instrutor de música, Marlon Ludwig, e contou com a participação de 32  alunos.

 A 6ª Banda a se apresentar foi a Banda Municipal Professor Arduíno Raymundo Dalsenter, composta por 55 integrantes da escola Municipal de Ensino Fundamental Germano Dockhorn. Neste ano, está sendo regida pelo professor Jurandir Ferretti de Oliveira, com o auxílio da professora Lisandra Massariol, do diretor do Projeto AABB Comunidade César Springer e da diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Germano Dockhorn, Marjane Sacchet dos Santos e equipe diretiva.

A última banda a realizar sua apresentação foi a Banda Marcial Pedro Garrafa, do Instituto Estadual de Educação Cardeal Pacelli, que conta com 26 integrantes e tem como maestro Gilmar Fischer.

  Para finalizar o desfile, o Pelotão Mirim da Brigada Militar realizou uma apresentação acompanhado da Banda Pedro Garrafa, sob as instruções do soldado Michael Zdruikoski, coordenador do Pelotão Mirim. Em seguida, cada banda recebeu da Administração Municipal uma premiação pela participação.

 O arriamento das bandeiras nacional, estadual e municipal foi realizado, respectivamente, pela vice-prefeita, Eliane Terezinha Zucatto Fischer, pelo presidente da Câmara de Vereadores, Cleiton Felipe dos Santos e pelo 1º tenente da Brigada Militar, Celito Eduardo Albuquerque.

A Semana da Pátria se encerrou na segunda-feira, 07 de setembro, na Praça Henrique Becker Filho, com o arriamento da bandeira nacional pelo secretário de Educação, Cultura e Esporte, Ernani Moreira Rehn; da bandeira estadual por Wilmar Schoer, da Academia Wilmar de Taekwondo; e da bandeira do município, pelo coordenador do Programa AABB Comunidade, César Springer. Em seguida houve a extinção do Fogo Simbólico.

GIRO AMBIENTAL