Direitos Humanos em debate: Deputado Jeferson Fernandes conversou com alunos de Nova Candelária

03/07/2015 09:16:28 - Geral

Créditos: Maira Dill Assessora de Comunicação

O Deputado e Presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Jeferson Fernandes, reuniu-se na sexta-feira da semana passada (26) no turno da noite, com os alunos do ensino médio da Escola Nossa Senhora da Purificação.

O encontro aconteceu na Câmara de Vereadores - Centro Multiuso de Nova Candelária.

O parlamentar abordou temas do interesse dos jovens, enfatizando a redução da maioridade penal, justiça restaurativa, violência versus crime, punições, etc. Jeferson explanou ainda sobre a situação prisional no Rio Grande do Sul, e sobre o trabalho da FASE - Fundação de Atendimento Sócio - Educativo. Em sua fala, tratou diversas vezes sobre os tipos de violência e abusos contra as camadas vulneráveis da sociedade, destacando principalmente a mulher.

No ano de 2012, Jeferson Fernandes coordenou uma subcomissão que investigou a situação dos presídios em todo o Estado. Ao relatar suas experiências para os alunos, retratou a cena destes locais como desumana, atentando para a consciência sobre a não redução da maioridade penal. Tendo em vista a organização da escola do crime, adolescentes seriam inseridos nestes locais prontos para serem moldados de acordo com as facções existentes nos presídios.

Ao final da conversa o Deputado ainda disponibilizou aos alunos publicações impressas, elaboradas pela Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, referentes a temas como: 50 anos do golpe militar, Situação Carcerária, Estatuto da Criança e do Adolescente, Direitos dos idosos, entre outros.

A atividade proposta pelos Professores Jaime Schmidt e Nelci Bach Schmidt teve como objetivo proporcionar esclarecimentos e reforçar o debate sobre os Direitos Humanos com os jovens.

O evento contou ainda com a presença do Sr. Prefeito Carlos Alberto Dick, primeira dama Merci Dick, Secretário da Educação Cloves Kuhn, professores e direção da Escola Estadual Nossa Senhora da Purificação.

SICREDI COOPERAÇÃO PREMIADA