Docente da SETREM apresenta dois artigos em Conferência no Cairo, Egito

11/12/2015 08:03:38 - Educação
Docente da SETREM apresenta dois artigos em Conferência no Cairo, Egito

Créditos: Assessoria de Comunicação

Marcelo Ruaro, docente dos cursos de Sistemas de Informação e Redes de Computadores da SETREM e doutorando em Ciências da Computação pela PUCRS teve dois artigos aprovados na International Conference on Electronics, Circuits, and Systems (IEEE ICECS 2015), que acontece entre os dias 6 e 9, no Cairo, Egito. Ruaro viajou para o país e irá apresentar os trabalhos, que foram orientados pelo doutor Fernando Gehm Moraes, da PUCRS.

Os artigos são da área da Engenharia da Computação e Ciência da Computação e especificamente voltados para Sistemas Embarcados propondo técnicas de projeto para construção das novas gerações de processadores que estarão equipando os mais variados tipos de sistemas embarcados, entre eles: smartphones, sistemas de robótica, realidade virtual (incluindo os óculos 3D), controle de carros inteligentes, sistemas aeroespaciais, aparelhos usados na medicina, entre outros. “Estes processadores, que hoje possuem 4 até 8 núcleos, alcançarão no futuro dezenas e centenas de núcleos”, explica o docente.

O primeiro artigo, chamado: "A Hierarchical LST-based Task Scheduler for NoC- based MPSoCs with Slack Time Monitoring Support" propõe uma arquitetura de hardware e software pra suportar diversas tarefas executando simultaneamente no processador e garantindo que essas tarefas vão ser executadas dentro do tempo esperado, ou seja, sem trancar, o que segundo o docente, é chamado de tarefas de tempo real.

O segundo, chamado "Hierarchical Energy Monitoring for Many-core Systems", aborda um problema muito atual no projeto desses processadores: a necessidade de reduzir o consumo de energia. “Esse artigo propõe uma infraestrutura também de hardware e software para o monitoramento da energia gasta em cada processador. Usando esses dados de consumo de energia, o próprio processador pode decidir quais núcleos ele pode reduzir a frequência de operação visando gastar o mínimo de energia possível, mas ao mesmo tempo, garantir uma bom desempenho de execução”, observa Ruaro.

A ICECS 2015 é a Conferência principal dos Circuitos IEEE e Sistemas (CAS) Sociedade na Região 8 do IEEE (Europa, Oriente Médio e África) e é tradicional na área de sistemas embarcados, tem uma abrangência mundial, e ocorre geralmente na Europa. Esse ano, especialmente, será no Egito. Artigos de todo o mundo serão apresentados em metodologias de projeto, técnicas e resultados experimentais em emergentes eletrônicos, circuitos e sistemas. IEEE ICECS 2015 incluem tutoriais, sessões regulares de aula e cartazes e sessões especiais. Além disso, na IEEE 2015 ICECS, sessões irão abranger todos os aspectos das áreas de eletrônica, circuitos e sistemas, incluindo eletrônica analógica e digital, circuitos de estado sólido, eletrônica verde e de energia, biomedicina e ciências da vida circuitos e sistemas.

LS NOROESTE BAZAR E PAPELARIA