Doutor Maurício Cardoso é sede de reunião sobre cadastro dos atingidos pela barragem Panambi

22/11/2014 18:53:56 - Geral
Doutor Maurício Cardoso é sede de reunião sobre cadastro dos atingidos pela barragem Panambi

Foto: Paulo R Staziaki- Jornal Folha Cidade

 

         Em torno de 100 pessoas participaram de reunião pública informativa na tarde deste sábado (22) junto ao Balneário Londero em Doutor Maurício Cardoso, tratando sobre o Cadastro Sócio Econômico dos atingidos pela barragem Panambi a ser construída no Rio Uruguai.

         A empresa contratada pela Eletrobrás para realização do cadastro no lado brasileiro fez explicações sobre o início da visita dos pesquisadores que farão a aplicação de um questionário junto às famílias atingidas das áreas que margeiam o rio sobre a forma de viver de cada um, as atividades produtivas, trabalho e relações sociais.

         Além do preenchimento do questionário os pesquisadores que estarão identificados farão registro fotográfico da propriedade e registrar o mapeamento de como se localiza o imóvel geograficamente.

         Posteriormente ocorrerá o cadastro imobiliário, onde os pesquisadores, também devidamente identificados recolherão informações sobre as características de construção de cada imóvel, seus usos, sua documentação e também a respeito de seus proprietários ou posseiros.

         Com as informações será elaborado o diagnóstico fundiário e o estado de conservação das propriedades, benfeitorias e áreas cultivadas servindo de base orientativa para cálculos das futuras indenizações, caso o empreendimento venha ser executado.  

         Segundo informado no encontro, as indenizações ocorrerão a partir do início das obras o que deve ocorrer a partir do ano de 2018, quando o cadastro será atualizado em cada propriedade e de fato valerá para a indenização. O cadastramento que está sendo iniciado dará a base de estudos, o definitivo e indenizatório será o de quando a obra de fato começar, portanto, quem quiser fazer investimentos em suas propriedades poderá fazê-lo posterior ao primeiro cadastro, pois eles serão identificados e calculados na atualização definitiva.

         Os primeiros detalhes revelados são de que a obra física cumprida à fase de licenciamento e levantamento de dados seja iniciada efetivamente a partir de 2018 com previsão de término entre 2023 e 2024.

         Todos os detalhes acerca do cadastramento estão disponíveis para consulta no portal www.garabipanambi.com. O prefeito de Doutor Maurício Cardoso Noli Roque Aimi e o presidente da Associação Moradores do Balneário Londero Cesar Zambiazzi foram os anfitriões do encontro. Os participantes tiveram a oportunidade de esclarecer suas dúvidas com dezenas de questionamentos feitos e respondidos pela equipe responsável pelo cadastro. 

           Em futuras audiências públicas em cada município e reuniões por localidades equipes responsáveis pelo complexo hidrelétrico em suas diversas fases deverão esclarecer a comunidade sobre o andamento do projeto. 

Assunto: Geral

GIRO AMBIENTAL