Educação no trânsito: Vivenciando valores e aprendendo a conviver

18/09/2015 09:48:29 - Trânsito

Créditos: Maira Dill - Assessora de Comunicação

Com o objetivo de estimular e conscientizar as crianças sobre as regras e cuidados no trânsito, a educação no trânsito tem sido pautada na Escola Municipal de Educação Infantil Mundo Encantado, de Nova Candelária. O projeto coordenado pela professora Caroline Weizenmann e pela estagiária do curso de pedagogia da UNOPAR, Clausia Mildener, contempla diferentes atividades com a turma do maternal, tendo em vista a preocupação em possibilitar às crianças a aquisição de conhecimentos e a construção de conceitos no trânsito.

Durante a semana a turma do maternal organizou uma pista com placas de sinalização, onde as crianças realizaram um percurso usando brinquedos, seus carrinhos e motocas, aprendendo noções básicas sobre o trânsito de forma lúdica e divertida. Acompanhados pela Soldado Nara Trentini, da Brigada Militar, os alunos realizaram um passeio pela cidade, onde foram orientados sobre os cuidados no trânsito e o significado das placas.

As histórias, as músicas e as atividades pedagógicas, a confecção de meios de transporte usando sucatas não poderiam também ficar de fora deste tema tão significativo. Para as professoras, os resultados foram satisfatórios, pois as crianças se envolveram com o tema e realizaram as atividades com prazer e alegria, ampliando seus conhecimentos sobre o assunto.

Pelo menos duas vezes ao dia as crianças são companheiras de viagem no veículo, uma vez que costumam ser transportadas nos trajetos casa-escola e escola-casa. Além disso, existem outras atividades na rotina dos pequenos, tais como: consultas ao médico/dentista, compras, etc. (fora os passeios nos finais de semana e as viagens realizadas com a família).  Assim, torna-se importante conscientizar as crianças a partir da Educação Infantil a respeito. 

A escola tem papel fundamental na ação educativa para o trânsito e é o espaço determinante de formação de cidadãos conscientes e críticos. 

Neste sentido, é ressaltado o respeito pelas regras de trânsito, percebendo o valor das normas sociais quanto à segurança individual e coletiva, bem como a ampliação dos conhecimentos envolvendo os meios de transporte, suas características e utilidades.

O tema contribuiu e auxiliou na conscientização das crianças quanto à proteção da vida e facilitou o entendimento da responsabilidade de cada cidadão para um bom relacionamento no trânsito. Para a equipe, “a intenção é de que as crianças sejam multiplicadoras do bom exemplo na família”.

SICREDI COOPERAÇÃO PREMIADA