Educação nutricional na Escola Papa Pio XII de Nova Candelária

08/10/2015 17:02:26 - Educação

Créditos: Maira Dill - Assessora de Comunicação

A escola é um espaço de educação, inclusive na formação de hábitos alimentares saudáveis. O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) preconiza dentre seus pilares atividades de educação nutricional no âmbito escolar, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem, o rendimento escolar dos estudantes e a formação de hábitos alimentares saudáveis.

Tendo em vista a importância da formação de hábitos alimentares desde a infância, no dia 5 de outubro foram realizadas atividades de educação nutricional para as séries finais da Escola Municipal de Ensino Fundamental Papa Pio XII de Nova Candelária. Neste sentido, a Nutricionista da Secretaria da Educação e Cultura Tanise Dalla Rosa, a Psicóloga Andressa Fernanda Wille e a Extensionista Social da Emater/RS-Ascar Ana Carolina Schittler, abordaram a partir da temática “nem de mais nem de menos” alimentos saudáveis, tendo em vista que as pessoas terão hábitos saudáveis quando se apropriarem de conhecimentos sobre os alimentos, sua constituição, necessidades do seu organismo, danos causados a saúde pelo consumo excessivo ou restrito de alguns alimentos e os principais fatores psicológicos que refletem na alimentação.  

Alimentar-se é um ato social e uma necessidade humana, entretanto com o passar dos anos ocorreu uma mudança dos padrões alimentares levando ao desequilíbrio e ao surgimento de diversos problemas de saúde e comportamentais, os quais estão cada vez mais presentes entre as crianças e jovens, sendo as morbidades mais frequentes a diabetes, hipertensão, dislipidemia, excesso de peso, carência nutricional e transtornos alimentares.

Os principais assuntos ressaltados foram referentes ao consumo de sal, açúcar e gordura, bem como a quantidade destes nos alimentos. Estes itens devem ser consumidos de forma equilibrada, nem de mais nem de menos, pois o uso em excesso ou a falta destes agentes no organismo trazem consequências negativas à saúde.

SICREDI COOPERAÇÃO PREMIADA