Emater/RS-Ascar comemora 60 anos de atuação no meio rural gaúcho

05/06/2015 09:20:52 - Eventos e Promoções

Créditos: Maira Dill - Assessoria de Comunicação

No dia 2 de junho, a Emater/RS-Ascar completou 60 anos de história junto às famílias rurais do Rio Grande do Sul. São seis décadas de atuação visando o desenvolvimento das comunidades rurais e o bem-estar das famílias que da terra tiram seu sustento.

Para celebrar a data, o Escritório Municipal de Nova Candelária, reuniu lideranças municipais em um café da manhã neste dia 2 de junho. Na oportunidade comemorou-se também os 17 anos de atuação da Emater/RS-Ascar em Nova Candelária, cuja equipe é composta por Andréa Werle, Ana Carolina Schittler, André Weber e Elir Paulo Pasquetti.

Em seu pronunciamento, o chefe do Escritório Municipal, Elir Paulo Pasquetti, agradeceu o apoio e a parceria da Administração Municipal, das Secretarias Municipais, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, dos Agentes Financeiros, dos Conselhos Municipais, das Escolas e dos agricultores do município.

O Prefeito de Nova Candelária, Sr. Carlos Alberto Dick também falou aos presentes. Carlos ressaltou a importância dos apoiadores, já citados por Elir e parabenizou a equipe pelo trabalho desempenhado no município. O Prefeito ainda colocou a Administração Municipal à disposição dos trabalhos da Emater/RS-Ascar, para que o trabalho em conjunto da Instituição e Poder Público possa continuar prosperando no município.

A Instituição se tornou a representante do serviço de qualidade da extensão rural do Estado, formando uma trajetória construída pelo empenho e dedicação dos profissionais que colocam em ação a melhor e mais atuante das políticas públicas do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Hoje, a agricultura familiar gaúcha é modelo no país graças ao trabalho desenvolvido pela Emater/RS-ASCAR.

Ao longo desse tempo, incorporou novos valores e conceitos exigidos pelo agronegócio, atividade que se tornou vital para o desempenho positivo da economia nacional. A Instituição atende às demandas diárias de seu público, formado por agricultores familiares, quilombolas, pescadores artesanais, indígenas, assentados, estando presente em 494 dos 497 municípios gaúchos, sendo um número superior a 250 mil famílias atendidas pela assistência técnica e social da Emater/RS-ASCAR.

Os mais de 2.500 empregados se empenham em prestar assistência técnica e extensão rural, aos assistidos, buscando honrar com a missão da Instituição, de ajudar a semear um futuro melhor para quem produz alimentos e gera renda.

A principal função da Emater/RS-Ascar é de capacitar os agricultores e jovens rurais, apresentando informações e inovações que possam auxiliar na melhoria e na facilitação da lida rural. A Instituição visa o desenvolvimento sustentável na perspectiva da cidadania, sem desconsiderar a necessidade de resgate da autoestima da população. E entende que é na conquista do respeito próprio e no resgate da autonomia e da produção autossustentável que homens, mulheres, jovens, idosos e crianças do meio rural descobrem possibilidades coletivas de trabalho permanente por uma vida melhor, mais solidária, digna e fraterna.

SICREDI COOPERAÇÃO PREMIADA