Empresários do Sindicato Patronal SIMMME-SR estiveram reunidos

17/11/2014 15:31:13 - Trabalho Renda e Emprego
Empresários do Sindicato Patronal SIMMME-SR estiveram reunidos

Encontro ordinário da entidade classista em Horizontina

Mais de 50 empresários ligados ao Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico, com sede em Santa Rosa e área de atuação na região, participaram do encontro mensal da entidade na terça-feira (11) em Horizontina, nas dependências do Rancho Quintilhano. O encontro ocorreu de forma descentralizada com a presença de convidados especiais, entre eles o Diretor da Fábrica da John Deere Glademir Ammes, o vice-presidente da ACIAP e membro da FEBAP Elemar Jacob Beck, o representante do Governo Municipal Alceu Fagundes, os diretores da FAHOR Sedelmo Desbessel e Marcelo Blume, entre outros.

         O anfitrião do encontro foi o empresário horizontinense Rosnei Silveira que atualmente coordena o grupo de empreendedores horizontinenses associados da entidade, juntamente com o Presidente do SIMMME-SR Paulo César Kurylo e o Secretário Executivo do sindicato Ocimar Fellipini. Na pauta dos trabalhos, foi discutida e aprovada a ação de apoio financeiro à abertura da secretaria executiva da FEBAP- Federação Brasil Argentina e Paraguai na cidade de Posadas- Argentina, um escritório que aproximará as informações e prospectará contatos entre empresários dos três países, também do segmento metalúrgico e metal mecânico, entre outros assuntos.

         Foram intensas as posições de contrariedade dos associados do SIMMME-SR com relação ao reajuste proposto pelo governo estadual ao salário mínimo regional, que embora não seja o parâmetro direto utilizado pelo setor, acaba o percentual impactando nas negociações (convenções futuras) com os trabalhadores.

         Para Moacir Maronez, ex-dirigente do SIMMME e sócio proprietário da Metalúrgica Jama, não se discute o direito do trabalhador de ganhar melhor, no entanto essa progressão salarial deve ocorrer pela sua qualificação e comprometimento e não estabelecida à distância por quem não paga tais percentuais a seus funcionários, mas de certa forma obriga os outros a pagá-lo.

         A carga tributária atualmente incidente sobre os produtos produzidos e a falta de infraestrutura como de um aeroporto regional com voos regulares, a ponte internacional e a situação precária da grande maioria das estradas, foram citados como principais entraves ao desenvolvimento. “-Um empresário disposto a fazer negócios conosco leva pouco mais de uma hora para vir de São Paulo a Porto Alegre, mas gasta 8 horas para deslocar de Porto Alegre a Santa Rosa ou Horizontina, ele acaba desistindo de vir, e desistindo do negócio”, desabafa Maronez.

         Representando o Governo Municipal de Horizontina o Secretário de Desenvolvimento Econômico Alceu Fagundes anunciou a aquisição de mais cinco hectares de área junto ao Distrito Industrial II e a nova política de concessão das áreas junto aos distritos industriais em fase de implementação no município.

O Diretor da fábrica da John Deere agradeceu a parceria de boa parte dos empreendedores que atuam como sistemistas da multinacional, adiantou números evolutivos e a aposta da companhia que o atual indício de crise no setor será passageiro. Elemar Beck levou a mensagem da ACIAP e sua presença foi celebrada por todos os empreendedores em razão de seu excelente relacionamento com o setor fruto de décadas de trabalho no ramo. Os diretores da FAHOR Sedelmo Desbessel e Marcelo Blume aproveitaram a palavra que lhes foi concedida para divulgar cursos na área de engenharia, economia e o trabalho do NAEMP- Núcleo de Apoio Empresarial que se encontra em franco processo de revitalização.  

         Após a reunião, em clima de integração ocorreu um jantar de confraternização patrocinado pelo grupo de associados do SIMMME local. 

GIRO AMBIENTAL