ENTREVISTA ESPECIAL- A importância da marca de uma empresa

22/04/2015 16:53:01 - Tecnologia
ENTREVISTA ESPECIAL- A importância da marca de uma empresa

Paulo Roberto Alegretti desenvolveu a atual marca do Jornal Folha Cidade

A reportagem FC esteve junto a Suricata Design, empresa três-maiense especializada no desenvolvimento de marcas, objetivando levar aos empresários da área de atuação do jornal a importância de estar bem posicionado com a sua marca, seja para enfrentar crises, se sobressair aos concorrentes ou mesmo demonstrar a garra e a determinação de uma empresa ao seu consumidor. Paulo Roberto Alegretti é uma referência na região tendo desenvolvido marcas para grandes, médias e pequenas empresas, instituições comunitárias e afins. Na reportagem, Alegretti compartilha sua visão e conhecimentos sobre o que o gestor deve levar em conta ao investir em sua imagem.

FC: O que, afinal é uma marca?

Alegretti: Mais que uma imagem isolada é um desenvolvimento coerente e integrado. Mais que um símbolo, uma estratégia de comunicação. O poder da marca está na mente do consumidor. A identidade de uma marca a posiciona e representa seus desejos. Sensação intensa e visceral que o consumidor tem de determinada empresa, produto ou serviço.

FC: Como construir uma marca forte?

Alegretti: Mercado atual não é para os tímidos. Para vencer é preciso atitude. E nada melhor do que uma marca forte e bem desenvolvida para demonstrar a garra e determinação de uma empresa. Não é por acaso que a imagem de uma empresa se dá o nome de identidade. É pelo fato de representar simbolicamente um conjunto de atributos que a definem e diferenciam. Uma boa marca é um excelente cartão de visita, indispensável ao aumento da visibilidade e reconhecimento de qualquer empresa. Um projeto de marca deve ser limpo e claro, não podemos esquecer que menos é mais. E o caminho de uma marca forte tem mais técnica do que criatividade, ao contrário do que as pessoas imaginam. Quanto mais consistente e coerente for à construção ao longo dos anos, mais fiel será a construção dessa marca.

FC: A Suricata Design é escritório especializado em desenvolvimento de marcas?

Alegretti: Sim, este é nosso foco, isso significa dizer que fazer o projeto de uma marca não é apenas mais um complemento ao nosso negócio. Ele é o nosso negócio. Projetamos marcas em maior profundidade e qualidade para transformar estratégias de identificação em diferenciação, e o fazemos através de uma metodologia própria que incorpora conhecimentos das áreas de design, estratégia, marketing, branding e gestão corporativa. É claro que fazemos tudo que uma agência de propaganda faz, mas o desenvolvimento de marcas é nossa missão. Atuamos tanto na concepção de novas empresas, quanto na reformulação de marcas enfraquecidas, trabalhando desde a estratégia e posicionamento até sua correta síntese visual em uma marca forte e representativa.

FC: O que é entregue ao final do trabalho?

Alegretti: Em um projeto de marca a principal ferramenta é o Manual de Marca: um guia de marca onde você encontrará todas as regras de uso que garantem a fácil identificação para sua nova identidade visual. O manual apresenta as formas corretas (e incorretas) de se utilizar a marca em diferentes fundos, código de cores, tipografias, assinaturas e proporções. Tudo para garantir uma das principais necessidades da sua marca: unidade visual. É ela que proporciona uma imagem de qualidade para sua empresa ou produto.

FC: Você se tornou especialista na criação de marcas, o mercado aprendeu a valorizar este tipo de trabalho?

Alegretti: Acredito que o mercado aprende mais a cada dia. O tema ganhou a mídia especializada em negócios e com isso cada vez mais o mercado reconhece e está aprendendo a valorizar esse trabalho. Quem não tem marca não comunica o marketing não faz milagre, é importante que todas as ações estejam bem sincronizadas e nisso uma marca bem posicionada no mercado contribui muito para o sucesso. O mercado está se fechando para o amadorismo, vamos considerar que uma marca é coisa séria e um bom profissional é necessário. E é aí que entra todos os conhecimentos de um bom profissional, um projeto bem estruturado agrega valor à empresa. Acredito que não há mais lugar para correr riscos.

FC: Por que é tão importante a marca nos dias de hoje?

Alegretti: A marca passou a ser um grande diferencial competitivo e o vínculo com a marca se torna muito mais forte. O sentimento das pessoas supera a qualidade do produto. Hoje a diferença da qualidade dos produtos é muito pequena e a identificação do cliente com a marca vai fazer a diferença na hora da escolha. A marca deve causar desejo de compra nos clientes.

 

LS NOROESTE BAZAR E PAPELARIA