ESPECIAL SAÚDE: ESF Centro: Atenção Total e Para Toda a Familia

26/02/2014 23:34:49 - Saúde
ESPECIAL SAÚDE: ESF Centro: Atenção Total e Para Toda a Familia

Especial/Saúde

ESF Centro- Atenção Total e para toda a Família

         Um montante médio de 400 consultas por mês é realizado pela equipe do Estratégia Saúde da Família Centro, que tem como médica responsável a Dra Carla Irene Franzem. A equipe concentra trabalho diário de acompanhamento aos pacientes portadores do Diabetes e Hipertensão,exames preventivos à saúde da mulher e do homem, de detecção de AIDS, câncer de próstata, problemas oftalmológicos, hipotireoidismo e osteoporose, entre outros.  

 

DIABÉTICOS E HIPERTENSOS

         Todas as segundas-feiras, o Grupo de Diabéticos e Hipertensos recebe atenção através da equipe médica com 12 pacientes avaliados sempre previamente marcadas pelas Agentes Comunitárias de Saúde. Um total de 200 pacientes tem mensalmente consulta preventiva, além de serem avaliados pela equipe sempre que apresentarem algum sintoma anormal. 

         È no grupo de saúde em referência, que são realizados os pedidos de exames de controle, coforme a orientação do Ministério da Saúde. Também o grupo recebe orientações preventivas quanto a alimentação e atividades físicas. A odontologa desta unidade realiza também o trabalho preventivo de saúde bucal com os referidos pacientes.

DIABETES

Todos os pacientes e usuários acima dos 40 anos, tem nesta unidade de saúde, segundo a Dra Carla, a triagem de diabetes mellitus, com o fornecimento de pedidos de glicemia. No período foram realizados 783 exames dos quais 14 apresentaram alteração para a existência do diabetes.

EXAMES HIV

No ESF Centro é ofertado também triagem para exames de HIV desde maio do ano passado. Até o momento foram realizados 224 exames anti HIV sendo confirmados dois soros positivos.

MEDICAMENTOS DE USO CONTÍNUO

O fornecimento de receitas médicas dos medicamentos de uso contínuo a cada 60 dias, sem que o paciente tenha que realizar a consulta médica mensal é outra inovação importante que evita o acúmulo de filas na unidade. O pedido de receita pode ser encaminhado diretamente na recepção da unidade e todas as quartas-feiras são dispensadas pela médica. São em torno de 180 receitas mensais, afirma Dra Carla.

TABAGISMO/REDUÇÃO DE PESO

O tratamento individual para todos os tabagistas que desejarem parar de fumar é realizado em consulta médica previamente agendada. Outra ação importante de saúde preventiva no ESF Centro é com o grupo de redução de peso, coordenado pela nutricionista da Secretaria de Saúde. Todos os pacientes com obesidade detectada na unidade são encaminhados para acompanhamento nutricional.

SAÚDE DA MULHER

As gestantes são acompanhadas mensalmente na unidade ESF Centro pela enfermeira e dentista, com orientações preventivas e cuidados com o bebê até o momento do parto. Em média são acompanhadas 10 gestantes por mês.

Também é realizado o exame preventivo de câncer do colo do útero

(coleta de citopatológico + teste de schiller) e solicitada nesta consulta, triagem para sífilis com o exame de vdrl para todas as pacientes. A unidade faz a solicitação anual de mamografias para todas as mulheres acima de 50 anos, conforme a orientação do ministério da saúde.

No último ano (2013) observou-se segundo Carla, um aumento de alterações patológicas em exames citopatológicos de colo de útero, graças à realização do teste de schiller. Este teste foi introduzido nas outras unidades de saúde, mediante os resultados da Unidade Centro.

SAÚDE DO HOMEM

No ESF Centro desenvolvem-se ações do programa de saúde do homem, com a solicitação do exame de PSA (rastreador do carcinoma de próstata) para todos os homens com idade superior a 40 anos. Este exame é pedido de rotina para os homens que participam do grupo de hipertensos e diabéticos

ATENDIMENTO DE ENFERMAGEM

Mais de 500 atendimentos mensais de enfermagem foram realizados no ano de 2013 na unidade ESF Centro. A equipe de enfermagem realiza avaliação de todos os pacientes de casos de urgência e conforme a necessidade o paciente é referido à consulta médica. São realizados diariamente na unidade e no domicilio de pacientes curativos, aplicações de medicação injetáveis, nebulizações e controle de pressão arterial de rotina.

HIPOTIREOIDISMO OSTEOPOROSE E OFTALMOLOGIA

Também são ações diárias no ESF Centro: prevenção do hipotireoidismo: exames de função da tireóide são solicitados para todos os pacientes ( homens e mulheres ), acima dos 60 anos. Registrou-se um aumento de detecção de casos de hipotireoidismo mediante a realização destes  exames.Todos os pacientes detectados  encontram-se em tratamento clínico. A prevenção da osteoporose é para todas as mulheres que encontram-se no período da menopausa, sendo solicitado o exame de densitometria óssea. Existem vários casos registrados de osteopenia, com detecção precoce da osteoporose e que estão em tratamento. A Unidade faz acompanhamento oftalmológico anual para todos os pacientes com hipertensão e diabetes, para a prevenção de quadro de retinopatia. Neste ponto os encaminhamentos têm enfrentado dificuldade para realizar estas avaliações, devido a restrição de consultas na área da oftalmologia.

É prática preconizada pelo sistema e seguida na unidade as visitas domiciliares,  para todos os pacientes acamados e idosos com dificuldade de locomoção. As visitas são realizadas todas as quintas-feiras no período da tarde, pela médica da unidade e enfermagem.

GIRO AMBIENTAL