Família de Nova Candelária realiza visita ao gabinete do Prefeito para agradecer apoio

18/06/2015 15:18:17 - Geral

Créditos: Maira Dill Assessora de Comunicação

“Hoje ela está bem, não sabemos nem de que forma podemos agradecer por tudo o que foi feito por ela”. A frase é de Irene Dutra, agricultora, ao se referir ao atendimento prestado à sua filha, Simone Dutra. No ano passado, um pequeno acontecido fez com que a jovem Novacandelariense tivesse que passar por uma situação nada fácil.

Simone Dutra, que reside na localidade de Lajeado Melancia, no interior do município, é aluna da APAE, e em 2014 sofreu um tombo acidental na escola, que resultou em uma grave lesão na região cervical.

A jovem de 24 anos é um exemplo de superação. Ela sofre de autismo - distúrbio neurológico que compromete as habilidades de comunicação e interação social - e consequentemente, sua recuperação necessitou de cuidados redobrados. Após a queda, Simone teria que ser submetida a uma cirurgia muito delicada, uma vez que a jovem teve fratura cervical.

A intervenção que envolveria diversos profissionais (por se tratar de uma fratura cervical e ainda abranger médicos de outras áreas), teria um custo muito alto, inacessível à família da menina. Em razão disso, os pais da jovem buscaram ajuda junto ao Poder Público de Nova Candelária, pedindo por algum auxílio financeiro para que ela fosse atendida e a cirurgia fosse realizada, visto que sua família não tinha condições financeiras de pagar pela operação.

A Administração Municipal por meio da Secretaria da Saúde de Nova Candelária se comprometeu com a família de Simone e não mediu esforços em achar solução para o caso. Após vários trâmites na justiça, o custeio da cirurgia foi obtido: o Governo do Estado, em sua gestão anterior à atual, arcou com todo o valor da operação, cuidados posteriores e internação no hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre.

Na semana passada, passado alguns meses da cirurgia, Simone e seus pais retornaram ao Gabinete do Prefeito, dessa vez para agradecer todo o apoio recebido. A Secretária da Saúde, Simone Wille, acrescenta que a família também visitou a Secretaria da Saúde para reconhecer o esforço dos profissionais que atendem e trabalharam em prol da menina.

Hoje, por meio da Secretaria de Saúde, a jovem realiza tratamento com um fisioterapeuta, e os pais garantem que sua recuperação se deu de forma eficaz, complementando o sucesso que foi a cirurgia.

A Administração Municipal agradece ao apoio do Governo Estadual que na época, também respondeu ao pedido de ajuda da família de Nova Candelária.

GIRO AMBIENTAL