Farinha de trigo produzida pela Cotrirosa tem mercado em constante crescimento

22/01/2016 08:34:09 - Geral
Farinha de trigo produzida pela Cotrirosa tem mercado em constante crescimento

Créditos: Assessoria de Comunicação

O Mercado da farinha de trigo produzida pela Cotrirosa está em constante crescimento. Com uma comercialização média de 2.600 toneladas de farinha por mês, nas marcas Nutrirosa e Cotrirosa, o produto é destinado aos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro.

Conforme o coordenador da área industrial, Sanatiel Tibulo, a demanda pela farinha vem crescendo a cada ano. “Devido ao crescimento do mercado, além da moagem própria através dos nossos dois moinhos, tivemos a necessidade de terceirizar a moagem de aproximadamente mil toneladas de trigo/mês, para poder atender a demanda que vem crescendo, principalmente em São Paulo, onde está a maioria das indústrias de massas, panificação e biscoitos, além do Espírito Santo que teve um rápido crescimento”, comentou Tibulo.

 

 De acordo com Tibulo, da quantidade de farinha comercializada pela Cotrirosa, 30% é destinada ao mercado de São Paulo, 20% para o Espírito Santo e o restante nos demais estados consumidores.  Para as indústrias, o produto é vendido em sacas de 50 kg e big-bag (grande bolsa) de 1.400 kg, além dos pacotes de 1 e 5 kg comercializados nos supermercados.

 

Para o presidente da Cotrirosa, Eduino Wilkomm, a farinha processada nos moinhos da Cooperativa passa por um rigoroso controle. “Temos um cuidado especial em todo o processo, desde a chegada do produto até a limpeza, estocagem e moagem, além dos processos de análise no laboratório próprio, para oferecermos um produto de qualidade e com padronização, garantindo a segurança alimentar aos consumidores”, destacou. O presidente afirmou ainda que além de atender o crescente mercado consumidor, a industrialização do produto possibilita o fortalecimento da cadeia produtiva do trigo e dos associados, que têm a opção de efetuar a troca do trigo em grão por farinha destinada ao consumo próprio.

O trigo moído atualmente nos dois moinhos da Cotrirosa, em Santa Rosa e Horizontina, é oriundo de produtores dos municípios de atuação da Cooperativa e, quando necessário, a matéria-prima é adquirida de outras regiões para atender o mercado consumidor e manter o padrão de qualidade da farinha.

GIRO AMBIENTAL