Feiras do peixe em pelo menos 5 locais em Horizontina

10/04/2014 18:36:53 - Agricultura
Feiras do peixe em pelo menos 5 locais em Horizontina

Capricho das familias com a atividade garante produto de qualidade

O Programa Municipal de apoio a piscicultura mantém trabalho de assistência técnica para dezenas de famílias que possuem açudes em suas propriedades, e que fazem a criação de peixes com destino ao consumo familiar e mesmo comercial do excedente produzido.

Os piscicultores horizontinenses, exceto nos meses de rigor do inverno, efetuam a comercialização à qualquer época do ano diante do aumento do consumo de peixes. A procura no entanto é maior durante a semana santa, onde os negócios do setor ficam aquecidos gerando mais renda as famílias.

Anualmente, quando chega perto da Páscoa, a Secretaria da Agricultura e a Emater  promovem reuniões com os produtores no sentido de organizar as tradicionais feiras do peixe, algumas realizadas nas propriedades e outras em espaços urbanos como a Cooperagro Familiar. Desta forma a agenda das feiras ficou definida e está em andamento desde o último final de semana.

Neste sábado, amanhã dia 12 de abril,  pela parte da manhã, ocorrem feiras nas propriedades do piscicultor Carmo Zappe em Esquina Tunas e na sede da Cooperagro Familiar. Igualmente neste sábado, dia 12 durante todo o dia,  feiras do peixe na propriedade de Fábio Rösch em Lajeado Maçaneta e no Balneário Sol de Verão de Marcos Lôndero em Esquina Tunas. Na propriedade de Lôndero a feira tem seguimento no domingo, dia 13, durante todo o dia. Ainda no domingo dia 13 de abril, feira do peixe junto a Lavacar, empresa do piscicultor Irineu Wünsch, na avenida Dahne de Abreu saída para Três de Maio.

A partir da segunda-feira, dia 13 até a quinta-feira dia 17, todos os dias, feiras do peixe na Cooperagro Familiar, sendo que na terça, quarta e quinta feira a feira não terá interrupção no horário do meio-dia.

Igualmente de segunda a quinta-feira da próxima semana, feira do peixe no Balneário Sol de Verão de Marcos Lôndero,  em Esquina Tunas. Em todas as feiras serão comercializados peixes de boa procedência e qualidade sendo carpas, capim, prateada, húngara cabeça grande, pacu e jundiá, de piscicultores assistidos pela Secretaria da Agricultura e Emater.

GIRO AMBIENTAL