Gruta Nossa Sehora de Lourdes de São José do Inhacorá foi reinaugurada

02/10/2015 09:58:24 - Eventos e Promoções

Créditos: Aline Kuhn - Assessora de Comunicação

A Gruta Nossa Senhora de Lourdes localiza-se na comunidade da Linha Ilha nas proximidades da cidade de São José do Inhacorá/RS. Essa gruta existe há muitos anos e é reconhecida como um ponto turístico religioso no município e na região. Muitas pessoas buscam este local para rezar, fazer pedidos e agradecimentos por graças alcançadas.

Os alunos do terceiro ano (2015) do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Madre Madalena de São José do Inhacorá, levando em consideração o fato de que muitas pessoas do município e turistas de diversos lugares realizam visitas, romarias e rezas no local realizaram um projeto de revitalização que objetivava a reorganização, limpeza, melhoramento da acessibilidade, pintura e readequação do espaço, para que desta forma, pudessem oferecer um ambiente limpo e acolhedor às pessoas que vão até o local em busca de paz e harmonia.

O projeto além de promover a revitalização de um espaço de interação social, religiosa e comunitária, também atendeu à proposta do Desafio Ambiental referente à prova especial da gincana “Minha Escola é Dez 2015” promovida pela UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

No dia 24 de setembro de 2015 a Gruta Nossa Senhora de Lourdes foi reinaugurada. Os alunos do 3º ano juntamente com os professores, equipe diretiva, funcionários e colaboradores do projeto de revitalização convidaram as autoridades religiosas e políticas para participar da celebração religiosa que teve início às 08h30minutos.

O prefeito de São José do Inhacorá, Eliseu Schenkel, manisfesta especial congratulações a este ato, em nome da Comunidade Inhacorense, devido à iniciativa da Escola de revitalizar a Gruta. O prefeito ressaltou que está já havia sido uma solicitação da Comunidade ao Poder Público, mas que, ao priorizar alguns serviços ainda não havia atendido ao pleito e que ao receber a coordenação do Projeto Minha Escola é Dez, de imediato avalizou a execução do projeto e se tornou parceiro da Escola colocando-se à disposição para auxiliar na realização das tarefas.

Assim, o poder público municipal se congratula junto a Escola Madre Madalena e também a UNIJUI, por proporem a melhoria de um espaço onde há circulação de fiéis e turistas do município e também da região.

A iniciativa da Universidade é louvável no momento em que realiza a sua função social de levar os estudantes a fazer uma análise do que pode ser melhorado na sua comunidade e assim, efetivar a sua contribuição como cidadãos de fato e de direito contribuindo com a edificação da sociedade. À Escola Madre Madalena, principalmente aos alunos participantes do projeto, equipe diretiva, professores e colaboradores, merecem todos os méritos. Primeiro pela iniciativa, depois pelo engajamento na realização das atividades, cumprindo com a responsabilidade e os compromissos assumidos, deixando a gruta um lugar aprazível, com acessibilidade e de destaque no turismo religioso.

A premiação em si, não é o que há de mais importante, mas o envolvimento dos alunos, a escolha do projeto e os resultados locais que merecem a consideração de todos.

LS NOROESTE BAZAR E PAPELARIA