HORIZONTINA: FAHOR constrói célula de manufatura de fluxo contínuo

24/11/2014 16:47:25 - Educação
HORIZONTINA: FAHOR constrói célula de manufatura de fluxo contínuo

Foto: Danuza Widz

 

A FAHOR é a primeira Instituição de Ensino Superior da região sul a constituir uma célula de manufatura, que segue o princípio “one piece flow” ou, fluxo contínuo. A direção da instituição e o corpo docente identificaram a necessidade desta ação como uma ferramenta de apoio pedagógico de grande valia, pois fornecerá o alicerce empírico ao conhecimento teórico acerca de layouts, balanceamento de linha, análise de segurança e processos produtivos, proporcionando aos alunos a exemplificação prática do que é ensinado em sala de aula.

Assim, os professores Valmir Becker e Vilmar Bueno Silva conceberam e definiram o processo, conjuntamente com os colaboradores William Stringari e Vilmar Franco, que efetuaram as modificações. O professor Vilmar Bueno explica que o layout celular flexibiliza o processo fabril do ponto de vista do fluxo de materiais, como também do ponto de vista operacional, trazendo resultados positivos como: aumento da produtividade, grande redução de estoques e melhor aproveitamento de mão de obra.

Bueno também destaca que o novo espaço contribuirá com os cursos de MBA em Manufatura Enxuta e Sistemas de Qualidade e o curso de qualificação em Lean Manufacturing, bem como a oportunidade de dois formandos (Leandro Reichert e Augusto José Ritter Stürmer) desenvolverem seus trabalhos de conclusão de curso, trabalhando com processo produtivo e com análise de segurança.

LS NOROESTE BAZAR E PAPELARIA