HORIZONTINA; Vereadores Jovens conhecem o trabalho de órgãos e poderes da esfera estadual

25/11/2014 14:44:45 - Educação
HORIZONTINA; Vereadores Jovens conhecem o trabalho de órgãos e poderes da esfera estadual

Deputado Gilmar Sossela recebeu estudantes de Horizontina

Cumprindo agenda na capital, sete vereadores jovens e um suplente, que integram o projeto Câmara Jovem, desenvolvido no Legislativo de Horizontina, conheceram diferentes órgãos e poderes que compõem a administração pública do Estado. A primeira atividade do grupo, composto pelos estudantes Alex Siebeneichler, Gustavo Kohler, Larissa Muller, Pâmela Krause, Regina Padia, Samara Dornelles, Taiana Wisch e Tales de Oliveira, foi assistir uma sessão ordinária na Assembleia Legislativa na tarde de terça-feira (11/11). Na ocasião, o grande expediente fazia uma homenagem aos 80 anos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

A comitiva de Horizontina foi saudada pelo presidente da Casa, Gilmar Sossella, que destacou a iniciativa da Câmara Horizontinense em oportunizar aos estudantes um conhecimento mais aprofundado sobre questões de política e cidadania. Após assistir parte da sessão ordinária, os vereadores jovens conheceram um pouco da estrutura administrativa da Assembleia, visitando o gabinete dos deputados Aloísio Classmann e Jeferson Fernandes.

A agenda de quarta-feira (12/11) iniciou pela manhã no Tribunal de Contas do Estado, órgão que realiza o controle externo da administração pública, onde os estudantes foram recebidos pelo Diretor da Escola Superior de Gestão e Controle do TCE, Sandro Bergue. A conversa com os vereadores abordou os conceitos de Estado e Governo, passando por questões inerentes à administração pública e as atuais ferramentas para uma participação mais efetiva das pessoas na política.

Nesse sentido, o TCE desenvolve diferentes projetos educativos como o “É da Nossa Conta”, “TCE nas Escolas”, “Cidadania com Arte”, “Universidades no TCE” e “Promovendo Saberes”, todos com o objetivo comum de desenvolver a cidadania e transmitir conhecimento sobre a administração pública. Os estudantes conheceram ainda as seções do site do Tribunal de Contas do Estado em que são disponibilizadas informações referentes a receitas, despesas, obras e gestão fiscal de todos os Municípios gaúchos e também do Governo do Estado.

À tarde, foi a vez dos jovens vereadores conhecerem o funcionamento de uma Secretaria Estadual. O Chefe de Gabinete da Secretaria de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, Pedro Centeno Tavares e o Assessor de Gabinete, Joaquim Felizardo Júnior, receberam os integrantes da Câmara Jovem. Na oportunidade, eles conheceram as atribuições da pasta e as ações realizadas no Estado através da Secretaria e também em Horizontina.

O último compromisso do grupo em Porto Alegre ocorreu na manhã de quinta-feira (13/11) no Gabinete do Presidente da Assembleia Legislativa e no Palácio Piratini. O Presidente da Câmara Jovem, Tales de Oliveira, ainda concedeu entrevista a Rádio e a TV Assembleia sobre o projeto que participam em Horizontina e o conhecimento adquirido na viagem com a visita a diferentes órgãos da administração pública.

Além dos vereadores jovens, integraram a comitiva de Horizontina, o Presidente da Câmara, Alessandro dos Santos; o Assessor da Presidência, Nilo Lazzari e a estagiária do projeto, Laís Marchalek. Na próxima sessão da Câmara Jovem, que ocorrerá ainda em novembro, os vereadores devem usar o grande expediente para relatar a experiência vivenciada.

SICREDI COOPERAÇÃO PREMIADA