Informativo da UNIJUÍ

29/10/2015 11:00:08 - Educação

Créditos: Assessoria de Comunicação

Cenário econômico brasileiro será abordado em palestra 

A palestra será ministrada pelo professor da UNIJUÍ Argemiro Brum, no auditório da ACISAP em Santa Rosa

O cenário econômico brasileiro atualmente está causando muita preocupação a população que depende do trabalho para garantir seu sustento. Sejam empregados ou empresários, estão todos angustiados com os rumos que a economia está tomando nos últimos meses.

Desta forma, a UNIJUÍ em parceria com a Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agropecuária de Santa Rosa (ACISAP) estará promovendo uma palestra que abordará o tema “A crise econômica brasileira, suas causas, consequências e reações. Para quando a recuperação? ”.

O evento será realizado no dia 09 de novembro, às 18h15, no auditório da ACISAP de Santa Rosa, e terá como palestrante o professor do Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (Dacec) da UNIJUÍ, Dr. Argemiro Brum, professor do Mestrado em Desenvolvimento da Universidade e consultor na área do agronegócio.

O valor do ingresso será de R$ 15,00 e poderá ser adquirido na ACISAP, as vagas são limitadas. Após a palestra será servido um coquetel aos presentes. 


Escola Comendador Soares de Barros, de Ajuricaba, é a campeã da Gincana  

A final foi realizada na última quarta-feira, no Campus Ijuí

Depois de meses de atividades, diversas provas virtuais e presenciais, do desenvolvimento de uma prova especial, a edição 2015 da Gincana Unijuí Minha Escola é Dez tem sua grande campeã: o Colégio Estadual Comendador Soares de Barros, de Ajuricaba.

A escola foi a melhor equipe entre as 12 classificadas para a final, realizada na última quarta-feira (28), no campus Ijuí, com o desenvolvimento de provas de redação, raciocínio lógico e provas físicas, como orientação, vôlei, e outras.

Com o título, o Colégio ganha uma viagem a Balneário Camboriú, Santa Catarina, para todos os integrantes da equipe, além de três notebooks e um projetor multimídia para a Escola.

Em segundo lugar, ficou a Escola Tiradentes da Brigada Militar, de Ijuí, que levou para a Escola: dois Notebooks e um Datashow. A Equipe recebeu ainda um final de semana no Parque das Tuias, em Soledade. O terceiro lugar ficou com a Escola Estadual de Ensino Médio Madre Madalena, de São José do Inhacorá, que também ganhou um fim de semana no Parque das Tuias e para a escola, um notebook.

O quarto lugar ficou com a Escola Estadual Palmeira das Missões, que levou como premiação um fim de semana em um parque aquático e para a escola, um notebook. Já o quinto lugar ficou com a Escola Faccentro, de Cruz Alta, como prêmio, levaram a decoração do palco onde acontecerá a formatura do Ensino Médio da Equipe. E o sexto lugar foi para o Colégio Estadual Catuípe. O prêmio é um jantar para os integrantes da equipe e professores coordenadores em restaurante da cidade.

A edição 2015 da Gincana

Aliando diversão, conhecimento e desafios aos estudantes de Ensino Médio, a Gincana Unijuí Minha Escola é Dez chegou a sua 8ª edição em 2015. Nesta edição, se inscreveram 94 escolas da região de abrangência dos quatro campus da Universidade, com equipes compostas por estudantes dos terceiros anos.

Além de envolver os estudantes de Ensino Médio em provas de conhecimento, a Gincana Unijuí Minha Escola é Dez instigou os jovens envolvidos na competição a se engajarem em atividades que beneficiassem suas comunidades. Com este objetivo, a Prova Especial teve como tema “Desafio Ambiental – Revitalização de um espaço público”, propondo aos participantes o planejamento e a execução de um projeto para revitalizar um espaço de uso coletivo na cidade sede da escola.

O processo de revitalização pôde atuar em três eixos convergentes, sendo eles: a renovação - intervenção sobre um espaço urbano, com substituição parcial ou total do patrimônio urbanístico e mobiliário; reestruturação - introdução de novos elementos estruturantes como bancos, brinquedos, espaço de tráfego; e reabilitação – devolver a usabilidade em toda sua infraestrutura – limpeza, reflorestamento, jardinagem.

GIRO AMBIENTAL