Informativo UNIJUÍ

10/09/2015 16:47:35 - Educação

Créditos: Assessoria de Comunicação

Estudantes do curso de Educação Física embarcam para a Alemanha 

Os acadêmicos Ricardo Tosatto de Santa Rosa e Renan Basso de Ijuí, estarão embarcando na segunda-feira, dia 14.                                   

O Curso de Educação Física da UNIJUÍ já está em sua 3ª edição enviando estudantes para o intercâmbio acadêmico à Universidade de Tübingen na Alemanha. O Programa de Intercâmbio Unibral também integra a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Serviço de Intercâmbio Acadêmico Alemão (DAAD).

Desde o ano de 2007, oito estudantes da UNIJUÍ já tiveram a oportunidade de estudar pelo UNIBRAL/CAPES/DAAD, assim como quatro docentes também vivenciaram por um período de 20 dias o cotidiano do Curso de Educação Física, além de ministrarem palestras e atividades práticas, através de pequenos cursos. Fundada no ano de 1477, a Universidade também é conhecida como a “cidade universitária".

Para a edição deste ano, dois estudantes do curso de Educação Física estarão realizando o intercâmbio acadêmico, Ricardo Tosatto de Santa Rosa e Renan Basso de Ijuí. O professor Paulo Carlan também estará se deslocando para a Universidade no mês de novembro para uma missão de trabalho.  

O objetivo principal do intercâmbio é obter conhecimento sobre o desenvolvimento, a diferenciação e estrutura da ciência do esporte em ambos os países, além de troca e aprendizagem intercultural e estágios em instituições de ambos os países.

De acordo com o responsável pelo intercâmbio e professor de Educação Física, Leomar Tesche, a proposta do atual intercâmbio é que os estudantes vivenciem o esporte após o câncer, componente do currículo do curso de Educação Física daquela Universidade.

Os acadêmicos estarão embarcando no dia 14 de setembro e retornarão em 31 de julho de 2016.

 


 

Curso de Administração promove evento especial para celebrar o dia do Administrador 

50 anos da profissão de Administrador é celebrada na UNIJUÍ Câmpus Santa Rosa e Três Passos 

O Administrador é o profissional capaz de sistematizar práticas para gerir uma instituição. Dentre as várias funções do profissional, ele é responsável por planejar estratégias, acompanhar o desempenho das atividades, gerenciar os recursos humanos, materiais e financeiros de uma instituição. No dia 09 de setembro foi comemorado os 50 anos da profissão de Administrador. Esse Jubileu de Ouro consolida a importância da classe e também desafia todos os profissionais da administração a evoluir constantemente em suas práticas e reflexões. E para celebrar essa data, foram realizadas diversas atividades na UNIJUÍ nos Câmpus de Santa Rosa e Três Passos.

A programação teve início na Semana Acadêmica do Câmpus Três Passos, na terça-feira, que contemplou a palestra Gestão Pública, ministrada pelos palestrantes Márcio Blatt, Secretário da Indústria e Comércio e egresso do curso de Administração da UNIJUÍ e Sérgio Allebrandt, professor doutor em desenvolvimento regional e presidente do COREDE Noroeste Colonial. Na quarta-feira, dia 9, em comemoração a data foi realizada a palestra com o líder coaching, Kartan Collet, que abordou o tema “Equilibrando resultados e relações”. O encerramento das comemorações ocorreu com um jantar de confraternização com os acadêmicos e professores do curso.

No câmpus Santa Rosa também foi realizada na noite de quarta-feira, um evento alusivo à data com a participação de estudantes, professores e egressos do curso de Administração. O tema proposto para o evento foi “Administração - 50 anos de profissão: novas oportunidades e desafios”. O propósito foi traçar uma trajetória da profissão e refletir a respeito dos caminhos futuros que a administração deverá percorrer nas perspectivas de profissionais que fazem ou fizeram parte do Curso de Administração da UNIJUÍ.

O painel contou com a participação do Professor Pedro Luís Bütenbender, que neste ano recebeu do CRA-RS o Prêmio Mérito em Administração, que é a distinção data a profissionais que se destacam e que contribuem com a Ciência da Administração no Grande do Sul. Participaram também os egressos Douglas Marques, Diretor de Operações do Grupo Tretter e que atualmente está fazendo seu mestrado em Portugal, e Gabriela Cappellari, que é aluna do programa de Mestrado em Desenvolvimento da UNIJUÍ. Também participou do debate a acadêmica Anaceli Hoffmann, presidente do Diretório Acadêmico de Administração do Câmpus Santa Rosa. Após o encerramento do painel foi oferecido aos participantes um coquetel comemorativo aos 50 anos da profissão.

De acordo com o Coordenador do curso de Administração do Câmpus Santa Rosa, professor e administrador Luciano Zamberlan, “todo sucesso depende da dedicação àquilo que se faz, mas o conhecimento é necessário para que as coisas sejam feitas não apenas com a emoção, mas com a firmeza e acima de tudo com a razão. Os profissionais da administração batalham pelo exercício digno da profissão, buscando o aperfeiçoamento contínuo e práticas que desenvolvam e engrandeçam a administração em todos os setores do país”.

Os eventos foram promovidos pelo Curso de Administração juntamente com os Centros Acadêmicos dos Cursos e Laboratórios de Gestão de cada Campus.   

Assunto: Educação

LS NOROESTE BAZAR E PAPELARIA