Informativo UNIJUÍ

12/11/2015 09:50:52 - Educação

Créditos: Divulgação / Assessoria de Comunicação

Gestão de Cooperativas: para você fazer o que ama e acredita 

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas da UNIJUÍ tem a duração de 30 meses, é noturno e poderá ser cursado no Campus Santa Rosa

Você já pensou em fazer uma graduação em Gestão de Cooperativas? A UNIJUÍ está oferecendo essa opção para você que quer dominar as técnicas e os métodos usados na criação, implantação, organização e administração de uma cooperativa.

Segundo dados do Portal Guia do Estudante da Editora Abril, o cooperativismo é um ramo que cresce e se profissionaliza, no mundo todo. Apenas as cooperativas de ajuda financeira (de crédito), por exemplo, somam 57 mil e ajudam mais de 200 milhões de pessoas, em diversos países. A chamada economia solidária permite a parcelas da população mais vulneráveis sobreviver em períodos de crise da economia, por meio de ajuda mútua.

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas da UNIJUÍ forma profissionais com visão empreendedora, com sólida formação conceitual e capacidade crítico-reflexiva, com competências tecnológicas, postura ética, cidadã e sustentável, capaz de implementar os processos de gestão e potencializar o desenvolvimento da região.

E ainda você poderá trabalhar em diversas áreas dentro das diferentes cooperativas, tais como: administrativa, financeira, marketing, vendas, prestação de serviços, produção, entre outras. No Brasil, o profissional encontra trabalho não apenas nas tradicionais cooperativas de produção, crédito ou consumo, mas também em organizações não governamentais (ONGs) e associações de bairro, segmentos que crescem ano a ano.

A UNIJUÍ oferta o curso na modalidade presencial no Câmpus Santa Rosa com carga horária de 1.650 horas, divididas em cinco semestres de atividades, no turno da noite. E ainda possui uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (SESCOOP/RS), através de uma bolsa de 60% para aluno colaborador e associado a cooperativas afiliadas ao SESCCOOP.

Não perca essa oportunidade e se inscreva para o Vestibular de Verão 2016 da UNIJUÍ até o dia 29 de novembro no Portal. Informações pelo 0800 646 7100 ou pelo e-mail vestibular@unijui.edu.br


O Papel da Controladoria na Gestão das Organizações é tema de palestra 

Reitor da UNIJUÍ realiza palestra no Sindilojas, na próxima segunda-feira, em Santa Rosa 

A UNIJUÍ Campus Santa Rosa juntamente com o Sindicato do Comércio Varejista de Santa Rosa (Sindilojas), estarão promovendo na próxima segunda-feira, dia 16, às 20h, no auditório do Sindilojas, palestra com o Reitor da UNIJUÍ, professor Martinho Luís Kelm.

O encontro abordará aspectos sobre o atual cenário em que estamos vivenciando, através do tema: “Em tempos de Crise – o Papel da Controladoria na Gestão das Organizações”.

Professor Martinho é Graduado em Ciências Contábeis, Especialista e Mestre em Administração Financeira e Doutor em Engenharia de Produção com tese em Gestão Universitária. Professor em diversos cursos de graduação e pós-graduação lato sensu e stricto sensu da UNIJUÍ, desde 1987. Atualmente é: Vice-Presidente da Associação Comercial e Industrial de Ijuí (ACI), Secretário do Conselho Administrativo da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (ABRUC), Presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (COMUNG), Presidente da FIDENE e Reitor da UNIJUÍ.

Interessados em participar entrar em contato com o Sindilojas pelo fone: 3512-6380, a palestra será gratuita.


Residência Multiprofissional em Saúde da Família está com as inscrições abertas 

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, desenvolvido pela UNIJUÍ e a FUMSSAR de Santa Rosa, oferece vagas para Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social.

A UNIJUÍ juntamente com a Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (FUMSSAR) estão com as inscrições abertas para a nova turma do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família. As inscrições poderão ser realizadas no Portal, até o dia 07 de janeiro.

De acordo com a Coordenadora da Residência, professora Karla Renata de Oliveira, o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família é um curso em nível de Pós-Graduação Lato Sensu que formará profissionais para atuarem preferencialmente na Atenção Básica/Saúde da Família orientados pelos princípios e diretrizes do SUS e a partir das necessidades e realidades regionais.

As atividades práticas são desenvolvidas nas Unidades de Saúde do município de Santa Rosa e a parte teórica na UNIJUÍ. O curso exige dedicação exclusiva do participante, totalizando 5.760 horas nos turnos manhã, tarde e noite, de segunda a sábado, durante um período de dois anos.

Neste ano são 11 vagas, para profissionais formados em Educação Física (1), Enfermagem (4), Farmácia (1), Nutrição (1), Odontologia (2), Psicologia (1) e Serviço Social (1). A prova de seleção acontece no dia 30 de janeiro, na UNIJUÍ Câmpus Santa Rosa. A outra etapa da seleção consiste em análise de títulos.

O Programa é gratuito e o aluno recebe ainda uma bolsa de trabalho, financiada pelo Ministério da Saúde, exigindo dedicação de 60 horas semanais em atividades de formação e de ensino em serviços desenvolvidas nas Unidades e Serviços de Saúde de Santa Rosa. Mais informações através do e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br ou pelo fone: (55) 3332-0553.

GIRO AMBIENTAL