Informativo UNIJUÍ

26/11/2015 09:19:09 - Educação

Créditos: Assessoria de Comunicação

Fidene/Unijuí recebeu certificado e medalha de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa realizou a entrega do Prêmio de Responsabilidade Social 2015 na quarta-feira, 25, às 19h, no Teatro Dante Barone. Entre as 118 organizações públicas e privadas concorrentes (que obtiveram a inscrição validada) ao Prêmio, 100 delas atingiram a pontuação requerida em sua respectiva categoria e receberam os certificados de Responsabilidade Social.

Em cada uma das dez categorias, a organização que alcançou a melhor pontuação foi agraciada com o Troféu Destaque RS. Outras 21 organizações, classificadas entre as 20% com pontuação mais alta em cada categoria, receberam a Medalha de Responsabilidade Social. A Fidene/Unijuí, que participa do Prêmio desde 2001 recebeu, além do certificado, a Medalha de Responsabilidade Social.

O vencedor na categoria transversal Tema Norteador que, neste ano, focalizou projetos de Inovação em Práticas de Responsabilidade Social, foi anunciado na noite da entrega e também foi contemplado com o Troféu Destaque RS. Das 34 organizações concorrentes no Tema Norteador, 12 finalistas chegaram à etapa final do ciclo avaliativo. A Fidene/Unijuí ficou dentre as 12 finalistas, com o projeto “Caminhos do Lixo: Da Separação à Geração de Renda”. O projeto é executado pelo Núcleo de Gestão Ambiental e Biossegurança, e busca proporcionar a geração de emprego e renda para duas associações de reciclagem do município de Ijuí, através da doação dos resíduos gerados nos espaços da Universidade, após a implantação da coleta seletiva do lixo nos moldes sugeridos pela legislação ambiental em vigor.


 

Professora Alemã visita laboratório de atividades físicas da UNIJUÍ

Troca de informações e experiências com professores e bolsistas envolvidos no atendimento de usuários pós-câncer, foi proporcionado pelo curso de Educação Física.

A UNIJUÍ Campus Santa Rosa disponibiliza a comunidade o Laboratório de Atividades Físicas e Promoção à Saúde. Um espaço que conta com equipamentos para a prática de atividades físicas, como esteira, bicicleta ergométrica e aparelhos de musculação. São realizadas orientações para usuários com problemas de cardiopatia, hipertensão, artroplastia de quadril, sedentários e pós-câncer.

Durante a última semana a UNIJUÍ esteve recebendo a visita da professora e pesquisadora da Universidade Tübingen da Alemanha, Drª. Ulrike Wilde-Gröber, que acompanhou e observou as atividades desenvolvidas pelo laboratório.

O objetivo da visita foi realizar uma troca de informações e experiências com professores e bolsistas envolvidos no atendimento de usuários pós-câncer.

De acordo com a professora Alemã a sua percepção em relação ao projeto na UNIJUÍ, que iniciou as atividades esse ano com usuários oncológicos, está muito bem encaminhado. “As dificuldades que estão enfrentando e que na medida do possível estão sendo solucionados, são as mesmas que nós enfrentamos na Alemanha quando implantamos o projeto há 29 anos, na Faculdade de Ciência e Esportes da Universidade Tübingen”.

Ulrike também destaca três itens que diferenciam a prática de exercícios físicos entre os países. “Na Alemanha existe uma tradição de esporte com a finalidade de reabilitação de pacientes, os médicos também orientam e indicam aos pacientes a melhor atividade física para cada caso e os planos de saúde nos últimos três anos passaram a financiar o esporte de reabilitação sob prescrições médicas”.

Segundo o responsável pelo Laboratório e professor do curso de Educação Física, Leomar Tesche, o treinamento é personalizado e composto por vários módulos, incluindo: treinamento de resistência em diferentes ergômetros; endurance combinado e treinamento de força nos aparelhos de musculação; treinamento sensório-motor e métodos de relaxamento.

Todos os usuários atendidos têm recomendação médica para a prática de atividade física, as quais são prescritas aos professores e auxiliados pelos bolsistas do curso de Educação Física. No decorrer das atividades, o médico recebe retorno do desempenho do paciente.

A pesquisadora durante o período que esteve visitando a UNIJUÍ também realizou palestras com professores e docentes do curso de Educação Física e troca de experiências com estudantes do curso de psicologia.

O retorno para Alemanha aconteceu na última semana e a pesquisadora foi acompanhada dos professores do Curso de Educação Física, Paulo Carlan e Leomar Tesche e da estagiária do Laboratório de Atividades Físicas e Promoção à Saúde, acadêmica Adriana Fabrizio. O objetivo é conhecer os projetos da Universidade de Tübingen da Alemanha, direcionados à área da saúde e Educação Física.

O atendimento do laboratório acontece nas terças e quintas-feiras, em três diferentes horários. Mais informações podem ser obtidas no telefone 3511-5264, no período da tarde.

GIRO AMBIENTAL