Informativos da Unijuí

22/09/2015 08:34:53 - Educação
Informativos da Unijuí

Créditos: Divulgação


Rankig Universitário Folha classifica o ensino da Unijuí como o 20° melhor do país

RUF 2015 também aponta o ensino da UNIJUÍ como o 5º melhor do Estado entre as universidades privadas.

A UNIJUÍ ocupa a 20ª posição entre as universidades privadas do país e a 5ª posição entre as universidades gaúchas na categoria do Ensino, conforme o Ranking Universitário Folha (RUF), divulgado pela Folha de São Paulo. O RUF é editado anualmente e classifica as 192 universidades brasileiras, públicas e privadas, a partir de cinco indicadores: ensino, pesquisa, mercado, inovação e internacionalização.

Na posição geral, dentre as 192 instituições de ensino superior avaliadas, a UNIJUÍ ocupa a 44ª posição nacional entre as universidades privadas, e a 119ª posição geral, considerando universidades públicas e privadas. Já na classificação geral das universidades gaúchas privadas, a UNIJUÍ ocupa a 8ª posição.

Na avaliação da Vice-Reitora de Graduação, professora Cátia Nehring, o excelente desempenho na categoria Ensino, em nível nacional, demonstra o trabalho desenvolvido nos diferentes cursos da Universidade, em sintonia com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), no diálogo com os conselhos profissionais, especialmente levando em consideração os avanços de cada profissão e o constante processo de mudanças da sociedade contemporânea. A avaliação do RUF no indicador Ensino considera quatro subindicadores: proporção de professores com doutorado e mestrado, professores com dedicação integral e parcial, a nota do Enade e a opinião, coletada pelo Datafolha, de 726 professores escolhidos pelo MEC para analisar a qualidade de cursos superiores.

Outro ponto de destaque apontado pelo RUF, em nível nacional, foi a 30ª posição no indicador da Inovação, dentre as universidades brasileiras, públicas e privadas. Neste indicador, o RUF considera o número de patentes pedidas pela instituição, isto é, o direito de exclusividade para explorar comercialmente novas ideias entre 2004 e 2013. Em nível estadual, se destaca a 7ª posição no indicador Mercado, que é medido pelo desempenho da instituição em uma pesquisa feita pelo Datafolha com 2.222 responsáveis pela contratação de profissionais no mercado (empresas, consultórios médicos, academias, hospitais, firmas de construção civil, etc.). Para a Vice-Reitora, este indicador marca o que significa uma Universidade Comunitária, trabalhando na busca pelo desenvolvimento de sua região, a partir da formação acadêmico profissional. “Temos consciência de que nossos egressos ocupam importantes posições no mercado de trabalho, bem como contribuem sobremaneira para que a missão institucional seja cumprida”.


 

UNIJUÍ realiza edição 2015 do Profissional do Futuro em Ijuí a partir desta terça-feira

Câmpus vai receber escolas de toda a região até a próxima quinta-feira.

Nesta terça-feira, a Unijuí realiza uma nova edição do Profissional do Futuro, evento para auxiliar na escolha profissional. Um momento dos jovens aproveitarem a oportunidade de conversar com diferentes profissionais, de diversas áreas e experimentarem na prática as mais de 40 opções de cursos que a universidade oferta nos quatro câmpus da instituição.

A programação pela parte da manhã contemplou 23 oficinas, mostra de cursos com mais de 40 opções disponíveis, exposição do projeto “Física para todos” e palestra para os professores das escolas que acompanharam os estudantes, com o tema “violência nas Escolas”, com a professora Joice Nielsson.

No turno da tarde os alunos participaram da palestra sobre bolsas e benefícios, com o técnico administrativo Éder Schuinsekel e o aulão de redação com a professora Rosita da Silva Santos. E no turno da noite, também haverá mostra de curso e palestra sobre carreira, profissão e escolha profissional

O evento também acontecerá nos dias, 23 e 24 (manhã e tarde).  

Em 2015, a Universidade já realizou edições do Profissional do Futuro em Três Passos, no último dia 14 e em Santa Rosa, no último dia 17.

 

LS NOROESTE BAZAR E PAPELARIA